Raízes e Asas

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Raízes e Asas

Investidores

Fundação Itaú Social e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

Parcerias

Ministério da Educação (MEC), Fundação SOS Amazônia, Ação Comunitária Todos Irmãos, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Escolas Estaduais e Municipais

Objetivo

Colaborar para a melhoria da qualidade do ensino fundamental, garantindo o sucesso escolar do aluno na escola pública, mediante o apoio técnico e profissional a escolas e profissionais da educação, com participação da comunidade.

Abrangência

Estados: Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo.

Público

Professores, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, secretários e gestores municipais e estaduais, supervisores de ensino, técnicos do poder público.

´Produtos

  • Raízes e Asas coleção didática composta por 8 fascículos.
  • Publicação Qualidade Para Todos: o caminho de cada escola
  • Raízes e Asas de Olho no Vídeo – 16 programas em vídeo.

Vigência

1993 – 1997

Premiações

Prêmio ECO
Categoria: Contribuição à Educação
Instituição: Câmara Americana de Comércio
Ano: 1995

Prêmio ECO
Categoria: Prêmio especial do júri para a Fundação Itaú Social pelo conjunto dos projetos desenvolvidos, entre eles: Educação e Participação e Raízes e Asas.
Instituição: Câmara Americana de Comércio
Ano: 1998

Top Social ADVB
Categoria: Prêmio pela atuação na área de Educação com os projetos Educação e Participação e Raízes e Asas.
Instituição: Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil
Ano: 2000

Guia Exame 2002 da Boa Cidadania Corporativa
Categoria: Destaque na área de Educação pelos projetos desenvolvidos, entre eles o Raízes e Asas.
Instituição: Revista Exame
Ano: 2000

Prêmio ECO Especial 20 anos
Categoria: Melhor projeto dos 20 anos de Prêmio ECO
Instituição: Câmara Americana de Comércio
Ano: 2002


Sobre o projeto

Raízes e Asas foi o primeiro projeto de impacto do Cenpec e o primeiro a valorizar a integração entre a escola e a comunidade. Iniciou com estudos e pesquisas teóricas e de campo sobre alguns temas fundamentais para a escola pública, como o ensino de qualidade e a concretização de práticas democráticas no seu dia-a-dia. Os resultados constituíram a base para os conteúdos de materiais produzidos e publicados e para o trabalho de formação de educadores.

O Projeto foi, portanto, concebido para apoiar a formação de educadores comprometidos com o ensino de qualidade e a concretização de práticas democráticas na escola. Inicialmente foram feitos seminários e estudos com especialistas para definir conceitos e temas que contemplassem as principais questões da escola pública. As pesquisas aconteceram em campo, em diversas regiões do país. Identificaram-se escolas e secretarias de educação que vivenciavam experiências concretas de mudanças positivas para a qualidade de ensino, com seus próprios recursos, por meio de propostas inovadoras com a participação da comunidade. As experiências foram selecionadas, registradas e analisadas. Foi então elaborado um kit contendo oito fascículos com os temas: A escola e sua função social; Gestão escolar; Trabalho coletivo na escola; Projeto de escola; Ensinar e aprender; Como ensinar: um desafio; A sala de aula; Avaliação. O material é composto ainda por oito cartazes e o livro Qualidade para Todos: o caminho de cada escola. 

Com esse acervo, o Cenpec organizou, junto a secretarias estaduais, municipais e escolas de todo país, uma grande parceria de formação de profissionais envolvidos na prática cotidiana das escolas — coordenadores, técnicos, diretores e professores. Os textos trouxeram questões teóricas que estimularam a reflexão e ofereceram sugestões para a ação do professor em sala de aula. Apresentaram também o trabalho desenvolvido em escolas que aprimoraram sua qualidade de ensino, demonstrando ser possível melhorar a educação pública. Além disso, destacaram a importância da integração entre alunos, educadores, pais e comunidade, como agentes solidários, e os excelentes resultados assim obtidos. A metodologia desenvolvida para a formação apoiou-se nos três pilares que caracterizam a intervenção do Cenpec na área: o respeito ao saber do professor; a valorização da ação docente; o estímulo à participação e à ação. 

Em 1996 foi lançado um novo produto: Raízes e Asas de Olho no Vídeo, que multiplicou a abrangência do projeto original. A iniciativa teve como foco a criação de uma versão em vídeo dos fascículos da coleção. Foram produzidos programas transmitidos pelas TV Escola, TV Educativa, TV Cultura e outras emissoras educativas locais. 

Durante dois anos o Cenpec fez o acompanhamento do Raízes e Asas visitando escolas e órgãos do setor educacional de todo o Brasil que utilizavam o material em suas ações. O projeto envolveu toda a equipe do Cenpec na época, e tornou a instituição conhecida e respeitada nacionalmente. Para muitas escolas, o kit Raízes e Asas ainda hoje constitui o primeiro material de formação a que os educadores têm acesso. A partir dele, ganharam ênfase e espaço as discussões sobre educação integral e ações complementares à escola, presentes entre os educadores desde a década de 1980, e fortalecidas após a Conferência de Jomtien, na Tailândia, em 1990. Essas discussões acabaram por impulsionar o início do movimento identificado no Cenpec como o “olhar para fora da sala de aula e para além dos portões da escola”.

O material produzido pelo projeto teve grande impacto na rede pública de educação e ainda hoje se mantém atual e útil. Tem servido de apoio na elaboração de vários projetos do Cenpec, entre outros usos. Os kits foram reeditados várias vezes. Esse material foi também adotado como bibliografia básica no concurso de seleção de Delegados de Ensino e de Professores Coordenadores para a Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Também a Universidade de São Paulo (USP) utilizou-o no programa de capacitação para cerca de mil coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.