Programa Gerir – Formação de Lideranças Escolares

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Programa Gerir – Formação de Lideranças Escolares

Investidores

Fundação Clemente Mariano

Parceria

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Secretaria Municipal de Educação de Catu (BA)

Objetivo

Capacitar gestoras(es) escolares de Ensino Fundamental nos municípios para o enfrentamento do fracasso escolar e a elaboração e gestão de práticas coletivas.

Abrangência

Estado da Bahia – Municípios de Catu, Pintadas, Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Sebastião do Passé.

Público

Docentes, diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) pedagógicas(os), secretárias(os) e gestoras(es) municipais e estaduais, técnicas(os) do poder público.

Produtos

Descrição dos produtos

Vigência

1998 – 1999


Sobre o projeto

O Gerir foi um programa de capacitação para as lideranças das escolas públicas: diretores, coordenadores pedagógicos e demais técnicos das redes municipais e estaduais. Constituído por cursos e oficinas, visava a apoiar esses profissionais do ensino na elaboração e gestão de práticas coletivas que atendessem às demandas da sociedade e da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). 

A partir da avaliação diagnóstica da situação educacional e do levantamento do perfil dos profissionais da área, foram realizados encontros formativos, com o intuito de criar espaços coletivos de trabalho no sistema de ensino e desenhar projetos pedagógicos adequados a cada realidade. 

O acompanhamento e a avaliação dos trabalhos foram incorporados à prática desses profissionais, por meio de diversos instrumentos de registro – textos, fotografias e vídeos.

Os reflexos desse projeto puderam ser observados nas mudanças de atitude dos diretores, que, para além dos procedimentos burocráticos e administrativos, assumiram a responsabilidade pelas questões pedagógicas da escola. Projetos de escola, cujo alvo é o de reverter os índices de fracasso escolar, passaram a ser construídos com a participação efetiva dos professores. Muitos diretores assumiram a coordenação do horário coletivo com professores, planejando-o com momentos de trocas de experiências e de aprofundamento teórico e várias equipes escolares iniciaram um movimento de aproximação e integração com a comunidade.