Oficinas de Matemática e de Leitura e Escrita

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Oficinas de Matemática e de Leitura e Escrita

Investidores

Cenpec

Objetivo

Oferecer a profissionais de educação do ensino público municipal de São Paulo uma formação continuada em Matemática e em Leitura e Escrita. Estimular por meio de oficinas a troca de experiências e a reflexão sobre novas práticas pedagógicas.

Abrangência

Município de São Paulo (SP)

Público

Professoras(es), diretoras(es) de escola, coordenadoras(es) pedagógicas(os)

Produtos

Publicação Oficinas de Matemática e de Leitura e Escrita: escola comprometida com a qualidade

Vigência

1994


Sobre o projeto

Realizado por iniciativa direta do Cenpec, o programa foi desenhado a partir da constatação dos limites dos cursos de formação tradicionais como fomentadores de mudanças no ensino e aprendizagem. Foram discutidas situações de sala de aula, concluindo-se que é no âmbito da escola que as diretrizes nacionais e locais devem ser implementadas. 

O Programa foi dirigido a professoras(es), diretoras(es) e coordenadoras(es) pedagógicas(os) de cinco escolas públicas da cidade de São Paulo. A experiência pretendia identificar fatores que, se presentes em um programa de capacitação, contribuiriam para que as(os) professoras(es) se apropriassem de concepções e dominassem estratégias comprometidas com uma proposta de aprendizagem fundada na interação social.

As oficinas ocorreram por meio da vivência de práticas, e possibilitaram a reflexão sobre novas formas de conceber o ensino, com base em concepções teórico-metodológicas da equipe de capacitadoras. A proposta interativa permitiu a cada pessoa vivenciar coletivamente práticas pedagógicas que geraram reflexões sobre novas formas de conceber o ensino e as concepções subjacentes e essas práticas.

Além disso, o programa possibilitou a redescoberta do papel da coordenação pedagógica, a percepção da importância de trabalhar a autoestima das(os) docemtes e a definição de aspectos que devem ser levados em conta na elaboração e implementação da formação continuada. 

O trabalho gerou uma publicação que relata as atividades realizadas, traz artigos que discutem os desafios da educação no país e aponta experiências de ensino de Matemática comprometidas com o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da comunicação cotidiana entre estudantes e docentes.