Formação de profissionais do Programa Escola Integrada de Maringá

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Formação de profissionais do Programa Escola Integrada de Maringá

Investidor

Fundação Itaú Social

Parceria

Secretaria Municipal de Educação de Maringá (PR)

Objetivo

Atuar na formação continuada de gestoras(es) das escolas e ONGs, técnicas(os) regionais da Secretaria Municipal de Educação e educadoras(es) sociais responsáveis por ministrar oficinas na escola integrada. Além disso, prestar colaboração e apoio na elaboração das Diretrizes da Educação Integral do Município de Maringá.

Abrangência

Maringá (PR)

Público

Docentes, diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) pedagógicas(os), técnicas(os) do poder público, educadoras(es) sociais.

Produto

Publicação:
Educação Integral em Maringá. Prefeitura Municipal de Maringá; Cenpec, 2012.

Vigência

2012


Sobre o projeto

A Secretaria Municipal de Educação de Maringá estabeleceu parceria com a Fundação Itaú Social e com o Cenpec na perspectiva de contar com uma assessoria que possibilitasse consolidar suas propostas e ações como uma política pública de educação integral. 

O Cenpec entende que a formação dos diferentes agentes do programa é uma frente que assume grande relevância para conseguir alcançar melhorias significativas no trabalho com as crianças. Considerar, ampliar e articular os(as) saberes dos diversos profissionais, por meio da formação continuada, os tornará mais seguros(as), coerentes e capazes de ampliar os repertórios de competências e habilidades das crianças, inclusive para a convivência e a participação na vida pública.

Foram formadas então as equipes gestoras das escolas, e as equipes de professores(as) e oficineiros(as) das escolas parceiras.

Os conteúdos da formação com os(as) professores(as) tiveram como eixos: os conceitos e os referenciais para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; a importância de seu papel como educador(a) num programa de Educação Integral e a ampliação de repertório didático nas diferentes linguagens, qualificando a sua prática. Foram priorizadas três grandes áreas: ‘Corpo e Movimento’, ‘Cultura e Arte’ e ‘Ludicidade’, e as(os) educadoras(es) tiveram oportunidade de conhecer e vivenciar a metodologia de Projetos e de Oficinas.

Já para os(as) gestores(as) a ênfase da formação esteve na apropriação de conceitos e estratégias que facilitem a articulação entre o currículo regular e as atividades da jornada ampliada, na construção de fluxos sistemáticos de comunicação entre todas(os) as(os) envolvidas(os) no programa, definindo funções e responsabilidades de cada segmento: parceiras(os,) docentes, pais, gestoras(es) etc.

Uma nova frente surgiu em junho de 2012,  quando a equipe central da Secretaria Municipal de Educação pediu apoio ao Cenpec e à Fundação Itaú Social para a elaboração das Diretrizes da Educação Integral do Município.