Formação de profissionais do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte

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Formação de profissionais do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte

Investidor

Fundação Itaú Social

Parceria

Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (MG)

Objetivo

Atuar na formação continuada de gestores(as) das escolas e OSCs, técnicas(os) regionais da Secretaria Municipal de Educação e educadoras(es) sociais responsáveis por ministrar oficinas na escola integrada.

Abrangência

Belo Horizonte (MG)

Público

Diretoras(es) de escolas; coordenadoras(es) de OSCs; educadoras(es) sociais; técnicas(os) do poder público.

Vigência

2011 – 2013


Sobre o projeto

O projeto – resultado da parceria do Cenpec e Fundação Itaú Social – realizou formações para profissionais de escolas, técnicos(as) regionais da Secretaria Municipal de Educação, educadores(as) sociais e OSCs parceiras no Programa Escola Integrada. 

Essas formações para as equipes gestoras tiveram como finalidades:

  • consolidar o grupo de Técnicas(os) Regionais como uma liderança na implementação do Programa Escola Integrada, nas várias regiões do município;
  • promover integração entre as(os) Técnicas(os) Regionais e as(os) Técnicas(os) da Secretaria que são responsáveis pelo acompanhamento das escolas da rede;
  • ampliar o campo de relacionamento e interlocução das escolas e ONGs nos territórios em que estão inseridas; investir na formação do novo papel de gestoras(es), na perspectiva da concepção de educação integral e em seu papel de articulador de uma rede de relações entre diferentes setores no território; estreitar as relações com as universidades locais, repensando a atuação das(os) universitários(as) no programa. 

Os resultados e expectativas envolveram a continuidade dos trabalhos com os conceitos e referenciais necessários para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, a percepção da importância do papel do(a) educador(a) num programa de Educação Integral e a ampliação de repertório didático nas diferentes linguagens. Pretendeu-se ainda incentivar a reflexão sobre o trabalho com juventude e sobre temas ligados a valores e atitudes, bem como sobre a relação com as famílias e a comunidade.