Formação dos núcleos socioeducativos e escolas das regiões de M’boi Mirim e Grajaú para o combate ao trabalho infantil

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Formação dos núcleos socioeducativos e escolas das regiões de M’boi Mirim e Grajaú para o combate ao trabalho infantil

Investidor

Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA)

Parceria

Fundação Telefônica, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Secretaria de Assistência Social Regional do M’Boi Mirim (SP), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SP) e Subprefeitura de Capela do Socorro (SP)

Objetivo

Formar e instrumentalizar profissionais das ONGs/Centros da Criança e Adolescente e das escolas que atendem crianças e adolescentes oriundas do trabalho infantil urbano, a partir da análise das práticas em curso para aprimorarem o envolvimento das comunidades nesta intervenção.

Abrangência

Município de São Paulo (SP)

Público

Educadoras(es) sociais

Vigência

2007 – 2008


Sobre o projeto

Em 2006 a Fundação Telefônica criou um programa internacional de combate ao trabalho infantil – o “Pró-Menino”, constituindo parceria com a Organização Internacional do Trabalho – OIT –, e por indicação desta, demanda ao Cenpec o desenho de um Projeto para suas ações no escopo do Programa. Em seguida foi formalizada uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), convergindo ações dos Programas São Paulo Protege e Programa Pró-Menino.

Em 2007 a Organização Internacional do Trabalho – OIT – publica em parceria com a Fundação Telefônica e o Cenpec o material Ecoar, destinado a instrumentalizar profissionais de educação no engajamento de suas práticas no combate ao trabalho infantil. No mesmo ano é formalizado o contrato da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS – e o Cenpec para implementar um Projeto de formação de profissionais envolvidos com a educação de crianças e adolescentes e fomentar a articulação e engajamento de organizações das regiões do Grajaú e do MBoi Mirim no combate ao trabalho infantil. 

O processo de formação dos(as) profissionais dos Núcleos Socioeducativos e das escolas municipais e estaduais se deu por meio de encontros presenciais e virtuais e visitas técnicas. Em continuidade às ações de formação, realizaram-se ações de acompanhamento com o objetivo de fortalecer os projetos e permitindo uma maior assertividade na questão de combate ao trabalho infantil. Associa-se ainda à formação, o fomento e fortalecimento de redes locais para efetivação dos direitos das crianças. 

Além dos encontros de formação foram realizados eventos de publicização e mobilização, com apresentações e debates sobre a questão do trabalho infantil urbano e as diversas possibilidades de enfrentamento dessa questão, o que permitiu que outras instituições e pessoas tivessem acesso às ações que estavam sendo desenvolvidas pelos participantes da formação.