Excelência em gestão educacional

-

Excelência em gestão educacional

Investidor

Fundação Itaú Social

Parceria

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Objetivo

Sistematizar os registros trazidos pelo projeto “Excelência em Gestão Educacional” ao longo de três anos e transferir tecnologia para os(as) técnicos(as) da Diretoria de Ensino Região Leste 3 da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Abrangência

Município de São Paulo (SP)

Público

Docentes, diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) pedagógicas(os); técnicas(os) do poder público; supervisoras(es) de ensino.

Vigência

2012 – 2013


Sobre o projeto

O projeto “Excelência em Gestão Educacional” teve início sob a responsabilidade da Fundação Itaú Social e do Instituto Braudel, tendo como principais objetivos a criação de mecanismos de gestão e supervisão do trabalho pedagógico que fortaleçam o compromisso da direção, coordenação, corpo docente, discente e familiar, na oferta de uma aprendizagem de qualidade para todos(as), e o desenvolvimento de estratégias que auxiliem professoras(es) e gestoras(es) a intensificar a participação dos pais nos esforços de melhoria do aprendizado. 

O projeto foi desenvolvido durante quatro anos. A partir do seu 4º ano, o Cenpec passou a responsabilizar-se tecnicamente pela sistematização, transferência de tecnologia e consolidação da ação de coordenadores(as) de pais junto às 10 unidades escolares da DE Leste 3. 

Esse projeto foi composto, em São Paulo, por duas estratégias: Tutoria Pedagógica e Coordenação de Pais, que contaram com o acompanhamento do Cenpec. Essas estratégias foram consolidadas em dez escolas e foram realizadas formações das(os) técnicas(os) da Diretoria Regional de Educação (DRE) e Coordenadoras(es) Pedagógicas(os) (CPs) das escolas que se apropriaram delas.