Empreendedores Sociais Empreendedores Sociais

-

Empreendedores Sociais

Investidores

Secretarias de Estado da Assistência Social e Secretarias de Estado de Direitos Humanos

Objetivo

Subsidiar formadores para atuar na capacitação de novas lideranças sociais, especialmente os jovens, visando estimular os moradores de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano e/ou altas taxas de violência a assumir um papel ativo na transformação de sua realidade. 

Abrangência

Nacional

Público

Agentes comunitárias(os), coordenadoras(es de OSCs, educadoras(es) sociais, gestoras(es) federais, secretárias(os) e gestoras(es) municipais, técnicas(os) do poder público.

Produto

Publicação “Empreendedores Sociais”. Cenpec, 2001. 4 v.    

  • V.1: Empreendedores Sociais – O projeto.
  • V.2: Empreendedores Sociais – Caderno do Facilitador.
  • V.3: Empreendedores Sociais – Caderno do Agente Social.
  • V.4: Empreendedores Sociais – Levantamento de dados.

Vigência

2000 – 2002


No ano 2000, o conhecimento da realidade evidenciada pelos dados do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, de que alguns municípios brasileiros vinham mantendo níveis muito altos de pobreza e apresentando condições muito precárias de vida, levou o Ministério da Previdência e Desenvolvimento Social, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social, a desenvolver o Projeto Alvorada em cujo âmbito foram abertas linhas de financiamento para ações básicas de saneamento, saúde, educação e proteção social. 

Entre essas iniciativas, previa-se o fortalecimento de ações junto aos jovens e outras lideranças para a ampliação do capital social e a criação de bases locais de participação, empreendedorismo e controle social em um Programa Nacional de Desenvolvimento Comunitário, realizado pelo Centro Nacional de Formação Comunitária (Cenafoco).  

A viabilização de ações destinadas a jovens e lideranças comunitárias exigia, pela sua abrangência e complexidade, a oferta de recursos de formação a distância que pudessem chegar a todos estes lugares com eficácia e baixo custo. O Cenafoco estabeleceu então uma rede de parceiros locais – organizações sociais com experiência no tema em nível regional, encarregados da articulação e formação de agentes sociais nos municípios envolvidos. 

Ao Cenpec foi solicitada a produção do material de formação, que tinha o desafio de criar um processo que facilitasse e sustentasse essas ações, fazendo a conexão com as diferentes culturas e, portanto, que usasse linguagens específicas para atingir o tipo de público-alvo. Assim, o Cenpec desenvolveu a proposta de um curso para empreendedores sociais sistematizada em um material de apoio para a formação.

Com base neste material, foram realizados processos de formação de multiplicadores em diversas regiões de baixo IDH do País e nas regiões metropolitanas com altos índices de violência. O público-alvo eram os educadores já participantes do Programa Nacional de Desenvolvimento Comunitário, realizado pelo Centro Nacional de Formação Comunitária – Cenafoco. 

Além do material, o Cenpec ofereceu apoio técnico e colaborou na concepção de estratégias de implementação das ações em parceria com o Cenafoco.