Educação pelo Esporte

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Educação pelo Esporte

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Investidor

Instituto Ayrton Senna (IAS)

Parceiros

Universidade de São Paulo, Universidade de Pernambuco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/RS), Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Pará.

Objetivo

Capacitar professores e alunos de Educação Física do Programa Educação pelo Esporte do Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e de gestão que pudessem contribuir para o sucesso escolar de crianças e adolescentes inseridos no programa.

Abrangência

Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo.

Público

Professores; diretores de escolas; coordenadores pedagógicos; educadores sociais; crianças, adolescentes e jovens.

Vigência

1998 – 2000


Sobre o projeto

O Cenpec iniciou sua participação no Programa Educação pelo Esporte do Instituto Ayrton Senna com a tarefa de estabelecer princípios e estratégias para um trabalho pedagógico integrado com o desenvolvimento das atividades esportivas previstas e com a demanda de oferecer suporte pedagógico para coordenadores e educadores das universidades parceiras. 

Os eventos de formação foram presenciais e envolveram o acompanhamento das ações implementadas nos encontros, a supervisão do planejamento e da avaliação e a preparação de materiais. Em seguida o Cenpec passou a oferecer assessoria aos coordenadores, capacitação de monitores e observação do trabalho nas seis universidades. Assim, foi concluída a etapa de estabelecer os princípios gerais, a metodologia, o sistema de gestão, a organização e as estratégias pedagógicas. 

No ano seguinte os encontros mudaram de foco, voltando-se para a assessoria do planejamento, que definia o plano anual de ação de cada projeto. Em seguida adquiriram o formato de oficina – as Oficinas do Saber – e envolveram educadores e coordenadores da área de apoio à escolarização de todos os projetos. Estas oficinas visavam ao aprofundamento metodológico e à troca de experiências. Os encontros seguintes – as Oficinas de Esportes – tiveram como objetivo integrar projetos e favorecer o intercâmbio de práticas, além de aperfeiçoar conceitos e estratégias da educação pelo esporte.

O trabalho desenvolvido pelo Cenpec se voltou, portanto, para a integração das unidades de ação entre os seis projetos que compunham o programa, o fortalecimento da formação pedagógica dos monitores de esporte e a assessoria técnica às estratégias de gestão. A formação procurou potencializar o trabalho já desenvolvido e explorar ao máximo as possibilidades educativas do esporte e das demais áreas envolvidas, como arte, saúde e apoio à escolarização, articulando-as e reforçando seu conteúdo educativo.