Educação para a cidadania

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Educação para a cidadania: ações conjuntas da escola e comunidade

Investidor

Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Parceiros

Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Embaixada dos Estados Unidos, Fundação Itaú Social, Fundação Victor Civita, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)

Objetivo

Refletir sobre a cidadania na educação e ampliar o debate sobre a interação e participação da sociedade na escola.

Abrangência

Nacional

Público

Agentes comunitários, Conselheiros, Coordenadores de OSCs, Professores, Diretores de escolas, Coordenadores pedagógicos, Educadores sociais, Secretários e gestores estaduais e municipais, Supervisores de ensino, Técnicos do Poder Público.

Produtos

Publicação Educação para a Cidadania: ações conjuntas da escola e comunidade. São Paulo: Cenpec, 1999.

Vigência

1998 – 1999


Educação para a Cidadania: ações conjuntas da escola e comunidade é o título da publicação produzida pelo Cenpec em parceria com a Secretaria de Educação do Paraná a partir do seminário de mesmo nome realizado na Universidade do Professor, no Paraná, no ano em que se comemorou os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

As propostas apresentadas durante o seminário mostraram que a sociedade brasileira chegou a um consenso de que a responsabilidade pela educação não é única e exclusivamente da escola. Há inúmeras experiências de integração com a comunidade em que as pessoas passam a contribuir com a gestão da escola e redescobrem a importância dessa instituição como um patrimônio cultural que deve ser cuidado e respeitado. Nessa mesma direção, percebe-se um número cada vez maior de empresas e organizações da sociedade civil que acreditam que a Educação é um compromisso a ser assumido por todos os segmentos sociais.

Analisando as contribuições que o seminário ofereceu ao tema, fica a constatação de que as mensagens veiculadas têm o poder de mobilizar, divulgar e contribuir com a discussão sobre os direitos humanos. Além disso, foram estabelecidas referências para a gestão pública e para a atuação da sociedade civil, incentivando a realização de ações compartilhadas entre escola e comunidade, bem como o fortalecimento de parcerias entre organismos nacionais e internacionais. O seminário representou, portanto, um importante estímulo à prática de uma educação voltada para a cidadania.