-

Consultoria de Formação de Gestores Públicos Educacionais para o Cieb

Imprimir

Parceiro investidor

Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb).

Abrangência

Nacional.

Público

Gestores de secretarias municipais e estaduais de Educação.

Produtos para 2019

• Guia prático voltado a técnicos e gestores públicos, contendo diretrizes para elaborar os planos de formação de professores. Será disponibilizado a todas as redes de ensino com interesse em utilizá-lo.

• Jornada formativa ministrada em formato híbrido para quatro territórios participantes (dos estados do Rio Grande do Sul, Tocantins, Sergipe e Paraíba) da chamada pública do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Educação Conectada. O objetivo da jornada é possibilitar que os gestores se apropriem das diretrizes e orientações e as apliquem no desenvolvimento de três trilhas temáticas –alfabetização, letramento e protagonismo juvenil – envolvendo os professores de suas redes de ensino. Além disso, posteriormente, a jornada será disponibilizada para quaisquer redes que quiserem adotá-la em formato autoinstrucional.

Centro de Inovação para Educação Brasileira (Cieb) visa fomentar a cultura de inovação e o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no ensino-aprendizagem de estudantes brasileiros.

A organização presta suporte técnico à chamada pública BNDES – Educação Conectada – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação. Essa iniciativa, lançada em 2018, ocorre no âmbito do apoio ao Programa de Inovação Educação Conectada, do Ministério da Educação (MEC). O programa prevê levar internet de alta velocidade e assegurar a inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica no cotidiano das escolas públicas brasileiras até 2024.

O CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – presta consultoria ao Cieb na elaboração dos planos de formação continuada de professores para o uso pedagógico das TICs.