Cidadania e Ação Comunitária - Jardim Ângela

-

Cidadania e Ação Comunitária – Jardim Ângela

Investidores

Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e Natura Cosméticos S.A.

Parceiros

Arco Associação Beneficente (SP), Associação Comunitária Monte Azul (SP), Associação de Moradores do Instituto Rural e Adjacências (SP), Associação de Moradores do Jardim Horizonte Azul (SP), Comunidade Religiosa do Jardim Tancredo (SP), Cooperativa de Costureiras do Jardim Horizonte Azul (Coopec/SP), Escola Estadual Amélia Kerr Nogueira (SP), Instituto Cardeal Rossi (SP) e Sociedade Amigos do Bairro Jardim Horizonte Azul e Vila do Sol (SP).

Objetivo

Desenvolver projetos para combater a exclusão social, promover a cidadania e melhorar a qualidade de vida da comunidade do Jardim Ângela, no município de São Paulo.

Abrangência

Município de São Paulo (SP).

Público

Agentes comunitários, Coordenadores de Oscs, Educadores sociais, Professores, Crianças, adolescentes e jovens.

Produtos

Publicações:

Jovens: Cidadania e Meio Ambiente. Cenpec (1998).Costurando o Futuro – Coopec: Cooperativa de Costureiras do Jardim Horizonte Azul: uma experiência de organização. Cenpec (1999).

Vigência

1997 – 2000


Sobre o projeto

O projeto “Cidadania e Ação Comunitária” surgiu da demanda da Associação de Moradores do Jardim Horizonte Azul, no distrito paulistano do Jardim Ângela, e do interesse estratégico da equipe do Cenpec em desenvolver uma experiência piloto de apoio, estímulo e fortalecimento da organização comunitária local, visando a criação de uma cultura de participação que fomentasse novas ações de inclusão tendo como escopo o desenvolvimento comunitário. 

A elaboração do projeto teve a participação de lideranças locais que, em conjunto com a equipe do Cenpec, definiram duas frentes de atuação prioritárias: a criação de um grupo de educação ambiental e a formação de grupos de geração de renda, constituídos sob os princípios do cooperativismo. 

Na etapa inicial, o grupo, formado por moradores e representantes de oito entidades comunitárias locais, constituiu um fórum de discussão sobre meio ambiente e qualidade de vida na região. O fórum possibilitou maior percepção dos problemas, troca de experiências e acesso a informações. 

Os debates e as propostas conduziram à necessidade de preparação dos jovens para intervir na comunidade, primeiro como pesquisadores e depois como agentes de meio ambiente. Assim, num processo de formação-ação, os jovens ajudaram a organizar movimentos sobre a questão ambiental e participaram da elaboração do livro de registro da experiência, intitulado Jovens: Cidadania e Meio Ambiente. No ano seguinte, em convênio com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o Cenpec preparou os jovens para serem agentes ambientais em seu bairro. 

Numa segunda frente, o cooperativismo foi assumido como base para a criação do grupo de geração de renda, por possibilitar a organização e o desenvolvimento da solidariedade, da corresponsabilidade e do trabalho coletivo. Constituiu-se, assim, uma alternativa vinculada a um projeto estratégico de economia solidária, a “Cooperativa de Costureiras (Coopec)”, que contou com a participação de costureiras, profissionais e aprendizes. 

O primeiro passo do trabalho foi a organização de um curso sobre cooperativismo. O grupo de geração de renda teve sua experiência relatada no livro Costurando o Futuro: Cooperativa de Costureiras – Uma Experiência de Organização. A publicação apresenta e analisa a forma como a cooperativa foi estruturada, as ações que originou na comunidade e apresenta artigos sobre economia solidária e formação de cooperativas.

Os projetos locais desenvolvidos pelo Cenpec tiveram como objetivo oferecer oportunidade de um maior envolvimento dos moradores com a comunidade, e estimulá-los a desenvolver uma ação autônoma em prol da melhoria de sua qualidade de vida e de seu desenvolvimento humano e para a busca de novos patamares de cidadania na perspectiva da equidade. Os projetos permitiram ainda identificar os fatores que viabilizam uma atuação comunitária apoiada no conceito de inclusão.

Esse projeto ampliou o campo de atuação do Cenpec ao incorporar os processos de organização comunitária à sua experiência na área de educação, agregando conhecimento sobre a periferia urbana da cidade de São Paulo, com suas demandas e possibilidades.