Capacitação dos Assistentes Técnico-pedagógicos dos núcleos regionais de tecnologia educacional

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Capacitação dos Assistentes Técnico-pedagógicos dos núcleos regionais de tecnologia educacional

Investidores

Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP).

Objetivo

Capacitar profissionais dos Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional de São Paulo para o uso pedagógico dos recursos tecnológicos.

Abrangência

Município de São Paulo – SP.

Público

Técnicas/os do poder público.

Vigência

1999


Sobre o projeto

A partir da experiência do Programa de Educação Continuada (PEC), o Cenpec implementou, a convite da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), um projeto de formação junto aos assistentes técnico-pedagógicos (ATPs) em exercício nos 36 Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional (NRTEs) do Estado de São Paulo. 

Para a execução do projeto, foi feito, primeiramente, um diagnóstico do perfil do público-alvo, de suas necessidades e de suas expectativas. A partir das informações coletadas foram desenvolvidas oficinas com o objetivo de subsidiar os assistentes técnico-pedagógicos na organização de seu trabalho nos Núcleos Regionais em articulação com as escolas e Delegacias de Ensino de São Paulo, potencializando os recursos tecnológicos existentes. 

O programa de formação, desenvolvido em dois módulos, teve como eixo norteador a organização do trabalho dos assistentes nos Núcleos Regionais e abordou os seguintes temas: 

  • Organização do trabalho com uso da metodologia de diagnóstico e acompanhamento como instrumentos de avaliação em processo e formação continuada; 
  • O papel do assistente enquanto responsável pelos programas de formação em serviço
  • A informática educacional no contexto do currículo; 
  • O uso pedagógico da informática e os programas de formação para educadores.

Posteriormente foi realizado o acompanhamento de alguns Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional com o intuito de observar o trabalho proposto nas oficinas e levantar problemas que mereceriam ser abordados no decorrer do projeto.