Assessoria educacional ao sistema de ensino de Cabo Verde

-

Assessoria educacional ao sistema de ensino de Cabo Verde

Investidores

Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério da Educação de Cabo Verde

Objetivo

Prestar assessoria ao governo da República de Cabo Verde para a elaboração de uma proposta curricular para a formação docente no ensino básico e secundário e trocar experiências com gestoras(es) e educadoras(es) cabo-verdianas(os) em relação à proposta de formação de professoras(es) leigas(os) e na avaliação do desempenho escolar.

Abrangência

Municípios da República de Cabo Verde.

Público

Docentes, diretoras(es) de escolas, secretárias(os) e gestoras(es) municipais; técnicas(os) do poder público; gestoras(es) federais.

Vigência

2002


Sobre o projeto

A presença massiva de professoras(es) sem habilitação para o exercício da docência no ensino básico e secundário da República de Cabo Verde e a necessidade de articular esforços para impactar positivamente a melhoria da qualidade do ensino oferecido na rede pública de ensino desse país, levou o governo cabo-verdiano a propor ao Cenpec a realização de uma assessoria.

O trabalho proposto por intermédio do “Projeto de Consolidação e Modernização da Educação e Formação (Promef)”, órgão do Ministério da Educação de Cabo Verde, visou à realização de um diagnóstico da situação e à elaboração de um novo currículo de formação para docentes e estudantes do Instituto Superior de Educação (ISE) e do Instituto Pedagógico (IP) nas modalidades inicial, continuada e em exercício. A assessoria foi desenvolvida em três missões educacionais. 

A primeira missão teve por finalidade desenvolver um estudo sobre a formação de professoras(es) do ensino básico e secundário, nas vertentes inicial, contínua e em serviço. O estudo da realidade educacional do país indicou a necessidade de se incluir na proposta de formação docente questões básicas como:

  • a valorização da identidade cultural e o compromisso com o desenvolvimento do país;
  • a educação como direito social de todas as crianças e jovens;
  • a gestão democrática e participativa e o projeto político-pedagógico das escolas;
  • a intervenção pedagógica como fator de mobilização para a aprendizagem de estudantes.

A segunda missão objetivou apresentar, concertar e debater a proposta de formação docente elaborada pelo Cenpec com base no estudo realizado na primeira missão. A equipe do Cenpec elaborou o documento: “Uma proposta de formação para Cabo Verde”, que serviu de base para a discussão realizada com gestoras(es) e educadoras(es) do país interessados na formulação de uma política de formação docente adequada a seus interesses e necessidades.

A terceira missão teve um caráter informativo e de troca de experiências. Visou oferecer subsídios aos gestores e educadores para a discussão sobre uma proposta de formação de professoras(es) leigas(os), grave problema enfrentado no sistema educacional de Cabo Verde, e também sobre a avaliação da qualidade do ensino, tendo em vista os avanços e as dificuldades enfrentadas pela experiência avaliativa brasileira.