Assessoria ao Projeto Crê-Ser

-

Assessoria ao Projeto Crê-Ser

Investidor

Ação Comunitária do Brasil – SP.

Objetivo

Capacitar os responsáveis pela gestão e pela área técnico-pedagógica do Projeto Crê-Ser tendo em vista a melhoria da qualidade do atendimento educativo oferecido.

Abrangência

Município de São Paulo – SP.

Público

Coordenadoras/es de OSCs e educadora/es sociais.

Vigência

1999 – 2000


Sobre o projeto

A Ação Comunitária do Brasil (ACB) contatou o Cenpec em busca de assessoria para a equipe técnica responsável pelo gerenciamento do Projeto Crê-Ser, que promovia educação complementar para mais de 2 mil crianças e adolescentes de 7 a 14 anos por meio de um trabalho educativo e preventivo em 22 comunidades nas regiões de Campo Limpo, Santo Amaro e Capela do Socorro, no município de São Paulo/SP. 

O projeto visava à promoção da educação complementar e estímulo ao desenvolvimento do gosto pela leitura, escrita, artes, jogos e música, com o objetivo de melhorar o desempenho escolar e conscientizar os jovens a exercer sua cidadania. Iniciado em 1999, o projeto teve a duração de um ano.

O trabalho técnico do Cenpec focalizou o aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão dos técnicos envolvidos, com duplo objetivo: a melhoria do acompanhamento do trabalho realizado nas comunidades e, como desdobramento, o aperfeiçoamento da ação pedagógica das/os agentes educadores junto às crianças e aos adolescentes. 

A assessoria envolveu o acompanhamento das visitas às comunidades e o planejamento das reuniões de formação com as/os agentes educadores. As atividades foram seguidas de reuniões para reflexão sobre a construção e a prática de novas metodologias de ação.