Correção de Fluxo Escolar

O CENPEC foi contratado pelo Itaú Social para desenvolver um projeto de Correção de Fluxo Escolar à Secretaria Municipal de Educação (SEMEDE) de Lauro de Freitas, na Bahia. O foco são os alunos do Ensino Fundamental II.

O projeto faz parte das ações do programa Melhoria da Aprendizagem, que vai oferecer uma série de tecnologias educacionais a 108 municípios a partir de 2021. Entre 2019 e 2020, as organizações convidadas pelo Itaú Social para compor as tecnologias as experimentarão nesses municípios.

A Correção de Fluxo Escolar construirá uma versão adaptada do programa Aceleração da Aprendizagem, desenvolvido pelo CENPEC entre 1995 e 2016 com resultados nos estados de São Paulo, Paraná, Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Mato Grosso.

O fundamento da iniciativa é a formação de educadores e o combate à distorção idade-série, por meio de classes de aceleração e de prevenção nas classes regulares, com ações orientadas a:

• Assessorar a equipe da Secretaria, em 2019 e 2020, em todas as fases do trabalho;

• Fazer, junto à equipe da Secretaria, a formação das equipes pedagógica e gestora das escolas que dispuserem de classes de aceleração da aprendizagem;

• Desenvolver a formação de todos os alfabetizadores e professores que atuem nas classes de aceleração;

• Compatibilizar o currículo do município de Lauro de Freitas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com criação da matriz curricular para as classes de aceleração;

• Traçar, junto aos educadores, os perfis dos alunos que participam das classes de aceleração, acompanhar o processo e monitorar resultados.

►Parceiro Investidor

Itaú Social.

►Abrangência

Município de Lauro de Freitas (BA).

►Parcerias

Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas.

►Público

Equipe técnica da Secretaria Municipal; equipes gestoras e pedagógicas das escolas do município; professores e alunos.

/* ]]> */