Consultoria de Formação Continuada ao CIEB

O Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB) tem o objetivo de fomentar a cultura de inovação e o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no ensino-aprendizagem de estudantes brasileiros.

A organização presta suporte técnico à chamada pública BNDES – Educação Conectada – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação. Essa iniciativa, lançada em 2018, ocorre no âmbito do apoio ao Programa de Inovação Educação Conectada, do Ministério da Educação (MEC). O programa prevê levar internet de alta velocidade e assegurar a inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica no cotidiano das escolas públicas brasileiras até 2024.

O CENPEC presta consultoria ao CIEB na elaboração dos planos de formação continuada de professores para o uso pedagógico das TICs. Ao longo do ano de 2019, prevê-se a entrega de três produtos:

• Guia Prático voltado a técnicos e gestores públicos, contendo diretrizes para a elaboração dos planos de formação de professores, que será disponibilizado a todas as redes de ensino com interesse em utilizá-lo;

• Percurso Formativo ministrado em formato híbrido para seis territórios participantes da chamada pública do BNDES, localizados nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Sergipe e Paraíba. O objetivo do percurso é possibilitar que os gestores se apropriem das diretrizes e orientações e as apliquem no desenvolvimento de três trilhas temáticas – alfabetização, letramento e protagonismo juvenil – envolvendo os professores de suas redes de ensino. Além disso, o percurso será disponibilizado para quaisquer redes que quiserem utilizá-lo em formato autoinstrucional;

• Assessoria individualizada aos seis territórios já referidos, visando a apoiar o desenvolvimento das trilhas temáticas para estruturar, monitorar e avaliar os resultados dos planos de formação continuada de professores.

►Parceiro Investidor

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

►Abrangência

Nacional.

►Parcerias

CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira; e MEC – Ministério da Educação.

►Público

Gestores, corpo técnico e professores de redes públicas de ensino.

/* ]]> */