Prêmio Aprendizagem Solidária





Prêmio Aprendizagem Solidária



 

 

O Prêmio

 

Identificar, reconhecer e valorizar práticas de aprendizagem que promovam ações de solidariedade, a partir do diagnóstico e intervenção em problemas reais de comunidades e territórios. Esse é o objetivo do 1o Prêmio de Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam.

Instituições de ensino superior, escolas de todos os níveis e modalidades da educação básica e organizações da sociedade civil de todo o território brasileiro são convidadas a participar, inscrevendo seus projetos ou experiências de aprendizagem solidária.

Além do reconhecimento público, os três projetos ou experiências melhor avaliados em cada uma das quatro categorias receberão apoio financeiro e formativo para potencializar e ampliar suas ações de aprendizagem e de solidariedade para e com a comunidade. O Prêmio é também uma oportunidade para trocar experiências e inspirar outros projetos.

O 1o Prêmio Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam é uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (RBAS), com coordenação técnica do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), do Instituto Singularidades, do Movimento Futuro, da Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) no Brasil e da Mori Educação e apoio do Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS).

As inscrições para a primeira edição do Prêmio foram encerradas no dia 15 de outubro. Conheça abaixo os projetos vencedores e finalistas em cada categoria.

Projetos vencedores e menções honrosas

Categoria 1

  1o Lugar

Projeto/Experiência: Saúde Única em Periferias
Instituição: Universidade de São Paulo (USP)
Local: São Paulo – SP

  2o Lugar

Projeto/Experiência: Projeto de Extensão Rodas de Filosofia e Transculturalismo: uma filosofia “de negociação”
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Local: Rio de Janeiro – RJ

  3o Lugar

Projeto/Experiência: Do Local ao Global – A educação contextualizada e o diálogo intercultural nas novas estratégias de internacionalização da extensão e da aprendizagem solidária INTEREURISLAND no PPGESA: uma referência para o programa SCHOLAS CHAIRS proposto pelo Papa Francisco
Instituição: Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
Local: Salvador – BA

Categoria 2

  1o Lugar

Projeto/Experiência: Tramas e Territórios: tecendo diálogos entre arte, cidade e escola
Instituição: EMEI Professor Alceu Maynard de Araújo
Local: São Paulo – SP

  2o Lugar

Projeto/Experiência: Programa de Educação Financeira
Instituição: Escola Municipal Dr. Isidoro Boucault
Local: Mogi das Cruzes – SP

  3o Lugar

Projeto/Experiência: Projeto de Geração para Geração; Valorizando a Herança Cultural
Instituição: Escola Básica Municipal Tancredo de Almeida Neves
Local: Indaial – SC

  Menções honrosas

Projeto/Experiência: Projeto horta escolar, sementes do amanhã!
Instituição: Escola Municipal Paulo de Almeida Costa
Local: Porto dos Gaúchos – MT

Projeto/Experiência: Territórios brincantes: revelando as múltiplas formas de ser criança no extremo sul – vivências com a infância guarani
Instituição: EMEI Professor José La Torre
Local: São Paulo – SP

 

Categoria 3

  1o Lugar

Projeto/Experiência: Nós cuidamos da Vila com o Vila Recicla
Instituição: Escola Municipalizada Santa Terezinha
Local: Petrópolis – RJ

  2o Lugar

Projeto/Experiência: Um país chamado Grajaú: cartografia afetiva do bairro, suas histórias, personagens, coletivos e organizações sociais
Instituição: EMEF Padre José Pegoraro
Local: São Paulo – SP

  3o Lugar

Projeto/Experiência: Nos Trilhos da Democracia
Instituição: Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel
Local: Campos dos Goytacases – RJ

  Menções honrosas

Projeto/Experiência: JADes – Juntos Acabaremos com o Desperdício
Instituição: Escola Estadual Professor Sebastião e Oliveira Rocha
Local: São Carlos – SP

Projeto/Experiência: 14 Anos da Lei Maria da Penha
Instituição: Escola Estadual Garibaldina Fernandes Valadares
Local: Arinos – MG

Projeto/Experiência: Mundo do Trabalho
Instituição: CIEJA Francisco Hernani Alverne Facundo Leite
Local: São Paulo – SP

Categoria 4

  1o Lugar

Projeto/Experiência: Construindo e fortalecendo olhares
Instituição: Movimento Renovador Paulo VI
Local: Embu-Guaçu – SP

  2o Lugar

Projeto/Experiência: Turma Que Faz multiplicando nas ondas do rádio
Instituição: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Local: Alto Paraíso de Goiás – GO

  3o Lugar

Projeto/Experiência: Ideias Incontidas – Ano V
Instituição: Associação EMCANTAR de Arte, Educação, Cultura e Meio Ambiente
Local: Uberlândia – MG

  Menções honrosas

Projeto/Experiência: Projeto Rimas em Movimento
Instituição: Associação Paranaense de Cultura (APC)
Local: Curitiba – PR

Projeto/Experiência: Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE)
Instituição: Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia Ambiental (PROTEQ Jr.)
Local: Maceió – AL

 
 

Projetos finalistas

Categoria 1

Projeto/Experiência: Voluntariado Universitário Unicap – VOU,
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
Local: Recife – PE

Projeto/Experiência: Projeto de Extensão Rodas de Filosofia e Transculturalismo: uma filosofia “de negociação”
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Local: Rio de Janeiro – RJ

Projeto/Experiência: Suricato – Educação Colaborativa
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Local: Santa Maria – RS

Projeto/Experiência: Saúde Única em Periferias
Instituição: Universidade de São Paulo (USP)
Local: São Paulo – SP

Projeto/Experiência: Vestibulês – videoaulas das obras literárias do vestibular da UFPR
Instituição: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Local: Curitiba – PR

Projeto/Experiência: Do Local ao Global – A educação contextualizada e o diálogo intercultural nas novas estratégias de internacionalização da extensão e da aprendizagem solidária INTEREURISLAND no PPGESA: uma referência para o programa SCHOLAS CHAIRS proposto pelo Papa Francisco
Instituição: Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
Local: Salvador – BA

Projeto/Experiência: Itinerâncias Formativas: Práticas em contextos de aprendizagem solidária
Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Local: Itabaiana – SE

Categoria 2

Projeto/Experiência: Tramas e Territórios: tecendo diálogos entre arte, cidade e escola
Instituição: EMEI Professor Alceu Maynard de Araújo
Local: São Paulo – SP

Projeto/Experiência: Projeto de Geração para Geração; Valorizando a Herança Cultural
Instituição: Escola Básica Municipal Tancredo de Almeida Neves
Local: Indaial – SC

Projeto/Experiência: Territórios brincantes: revelando as múltiplas formas de ser criança no extremo sul – vivências com a infância guarani
Instituição: EMEI Professor José La Torre
Local: São Paulo – SP

Projeto/Experiência: Aluno Repórter – A Imprensa na Escola
Instituição: Escola Estadual de Ensino Fundamental do Rocha
Local: Bragança – PA

Projeto/Experiência: Projeto horta escolar, sementes do amanhã!
Instituição: Escola Municipal Paulo de Almeida Costa
Local: Porto dos Gaúchos – MT

Projeto/Experiência: Programa de Educação Financeira
Instituição: Escola Municipal Dr. Isidoro Boucault
Local: Mogi das Cruzes – SP

Projeto/Experiência: Produção de cartas para o Projeto Cartas Perdidas
Instituição: EMEF Ruth Nunes da Trindade
Local: São José dos Campos – SP

Projeto/Experiência: Projeto CooperAção
Instituição: Conselho Comunitário São Sebastião – CEI Canarinho
Local: Palhoça – SC

 

Categoria 3

Projeto/Experiência: Um país chamado Grajaú: cartografia afetiva do bairro, suas histórias, personagens, coletivos e organizações sociais
Instituição: EMEF Padre José Pegoraro
Local: São Paulo – SP

Projeto/Experiência: Curta a Praça
Instituição: Colégio Cruzeiro
Local: Rio de Janeiro – RJ

Projeto/Experiência: Nos Trilhos da Democracia
Instituição: Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel
Local: Campos dos Goytacases – RJ

Projeto/Experiência: Nós cuidamos da Vila com o Vila Recicla
Instituição: Escola Municipalizada Santa Terezinha
Local: Petrópolis – RJ

Projeto/Experiência: JADes – Juntos Acabaremos com o Desperdício
Instituição: Escola Estadual Professor Sebastião e Oliveira Rocha
Local: São Carlos – SP

Projeto/Experiência: Sistema AGTEC de aprendizagem solidária
Instituição: EREM Aires Gama
Local: Flores – PE

Projeto/Experiência: Mundo do Trabalho
Instituição: CIEJA Francisco Hernani Alverne Facundo Leite
Local: São Paulo – SP

Projeto/Experiência: 14 Anos da Lei Maria da Penha
Instituição: Escola Estadual Garibaldina Fernandes Valadares
Local: Arinos – MG

Projeto/Experiência: Chuá Socioambiental
Instituição: Escola Municipal São José do Prata
Local: Almenara – MG

Categoria 4

Projeto/Experiência: Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE)
Instituição: Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia Ambiental (PROTEQ Jr.)
Local: Maceió – AL

Projeto/Experiência: Projeto Integrar
Instituição: Fundação Antonio Meneghetti
Local: São João do Polêsine – RS

Projeto/Experiência: Projeto Rimas em Movimento
Instituição: Associação Paranaense de Cultura (APC)
Local: Curitiba – PR

Projeto/Experiência: Horta Comunitária do Jardim Renascer
Instituição: Casa da Criança de Tapiratiba
Local: Tapiratiba – SP

Projeto/Experiência: Construindo e fortalecendo olhares
Instituição: Movimento Renovador Paulo VI
Local: Embu-Guaçu – SP

Projeto/Experiência: Ideias Incontidas – Ano V
Instituição: Associação EMCANTAR de Arte, Educação, Cultura e Meio Ambiente
Local: Uberlândia – MG

Projeto/Experiência: Projeto Construindo Pontes
Instituição: Grupo Primavera
Local: Campinas – SP

Projeto/Experiência: Turma Que Faz multiplicando nas ondas do rádio
Instituição: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Local: Alto Paraíso de Goiás – GO

Projeto/Experiência: Encanto de Leitura
Instituição: Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente – Taquaruçu “Canto das Artes”
Local: Palmas – TO>

Aprendizagem Solidária
O que é?

Existem várias nomenclaturas ao redor do mundo para definir essa prática educativa: aprendizagem solidária, aprendizagem e serviço solidário, voluntariado educativo, service learning. Isso porque a aprendizagem solidária é praticada pelo menos desde o início do século XX e está presente em mais de 40 países ao redor do mundo.

No Brasil, ela guarda forte correlação com os princípios da educação integral e está presente da creche à pós-graduação, em instituições de ensino públicas e particulares, e também na educação não formal, como em formações oferecidas por organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Mas afinal, o que caracteriza a pedagogia da aprendizagem solidária? De acordo com o Guia para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem solidária – edição brasileira, as práticas de aprendizagem solidária são caracterizadas por uma dupla intencionalidade – solidária e formativa – que se articulam simultaneamente, com o protagonismo dos educandos e ações de intervenção na realidade.

 

Para saber mais




 

Veja o que dizem os membros da Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária:

 

Categorias e premiações

Categoria 1: Instituições de Ensino Superior

Quem pode se inscrever: Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, que desenvolvam atualmente ou que tenham desenvolvido projetos/experiências de aprendizagem solidária.

Premiação:

 

Categoria 2: Instituições de Educação Básica I

Quem pode se inscrever: Instituições públicas ou privadas de Educação Infantil ou Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que desenvolvam atualmente ou que tenham desenvolvido projetos/experiências de aprendizagem solidária.

Premiação:

 

Categoria 3: Instituições de Educação Básica II

Quem pode se inscrever: Instituições públicas ou privadas de Ensino Fundamental – Anos Finais ou de Ensino Médio, que desenvolvam atualmente ou que tenham desenvolvido projetos/experiências de aprendizagem solidária.

Premiação:

 

Categoria 4: Organizações sem fins lucrativos

Quem pode se inscrever: Organizações da sociedade civil (OSCs) sem fins lucrativos formalmente constituídas, que desenvolvam atualmente ou que tenham desenvolvido projetos/experiências de aprendizagem solidária.

Premiação:

A critério da Comissão Julgadora do Prêmio, poderão ser atribuídas Menções Honrosas, nas quatro categorias.

Calendário

 

 

 

Regulamento

Conheça aqui o regulamento do 1o Prêmio de Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam e leia-o com atenção antes de fazer a inscrição do seu projeto/experiência.

Todas as informações estão contidas neste documento. Caso tenha alguma pergunta, confira nossa seção de dúvidas frequentes. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco!

 



 

 

Como participar

Para participar do 1o Prêmio de Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam, siga o passo a passo:

 

1. Reúna uma equipe de trabalho, para que todos conheçam a proposta do Prêmio.

2. Baixe o Guia para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem solidária – edição brasileira, o Regulamento e a Ficha de Inscrição.

3. Leia o Guia e avalie se o seu projeto ou experiência atende aos pressupostos da pedagogia da aprendizagem solidária. Você pode inscrever mais de um projeto ou experiência, mas a leitura atenta do material ajuda a identificar aquele com mais potencial de premiação.

4. Leia o Regulamento e, em seguida, a Ficha de Inscrição, para compreender a categoria em que seu projeto ou experiência se enquadra e quais são as informações que serão solicitadas.

5. Reúna todas as informações e responda à Ficha de Inscrição na versão em aberta.

6. Após revisar as respostas, acesse o formulário abaixo, conforme a categoria de inscrição, e copie e cole as informações da ficha.



Dúvidas frequentes

 

Quem pode participar do Prêmio?

Podem participar instituições de educação básica e de ensino superior, públicas ou privadas, e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos formalmente constituídas e regularizadas, sediadas dentro dos limites do território nacional brasileiro, e que desenvolvam atualmente, ou que tenham desenvolvido projetos/experiências de aprendizagem solidária entre janeiro de 2019 e o encerramento das inscrições.

Para que possam receber e administrar recursos de uma eventual premiação, as instituições públicas de ensino superior devem possuir unidades auxiliares formalmente constituídas e regularizadas. Já escolas públicas de educação básica precisam ter associação de pais e mestres formalmente constituídas e regularizadas. As organizações de sociedade civil e instituições privadas de ensino, por sua vez, devem estar formalmente constituídas e regularizadas junto ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Qual é a premiação?

Em cada uma das quatro categorias, serão três premiados, conforme a classificação final:

1º lugar – R$ 15 mil em recursos para desenvolvimento e ampliação de projetos/experiências de aprendizagem solidária; bolsa com passagem, hospedagem e alimentação para participação de um representante do projeto/experiência no Seminário Internacional de Aprendizagem Solidária 2021, que será realizado em Buenos Aires (Argentina); e certificado de premiação.

2º lugar – R$ 7 mil em recursos para desenvolvimento e ampliação de projetos/experiências de aprendizagem solidária; uma vaga em curso a distância de desenvolvimento de projetos de aprendizagem solidária; e certificado de premiação.

3º lugar – R$ 5 mil em recursos para desenvolvimento e ampliação de projetos/experiências de aprendizagem solidária; uma vaga em curso a distância de projetos de aprendizagem solidária; e certificado de premiação.

A critério da Comissão Julgadora do Prêmio, poderão ser atribuídas Menções Honrosas certificadas, nas quatro categorias.

Quais são os documentos exigidos para a inscrição e premiação?

Para inscrição, serão exigidas as informações constantes na ficha de inscrição, previamente disponibilizadas em formato aberto, além de fotos e vídeos sobre o projeto/experiência. A qualquer momento, poderão ser solicitadas informações e documentos adicionais, a critério da Comissão Julgadora do Prêmio.

Para a premiação, serão exigidos documentos específicos para cada categoria:

Organizações da sociedade civil: Estatuto vigente, ata de eleição da última diretoria, comprovante de inscrição e regularidade no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica e documentos adicionais, a critério da Comissão Julgadora do Prêmio.

Escolas públicas: Projeto Político–Pedagógico, constituição da Associação de Pais e Mestres, com o respectivo estatuto, ata de eleição da última diretoria e cartão Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica; além de documentos adicionais, a critério da Comissão Julgadora do Prêmio.

Escolas privadas: Projeto Político–Pedagógico, comprovante de inscrição e regularidade no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica e documentos adicionais, a critério da Comissão Julgadora do Prêmio.

Universidades públicas: Constituição da unidade auxiliar, com o respectivo estatuto, ata de eleição da última diretoria e cartão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, além de documentos adicionais, a critério da Comissão Julgadora do Prêmio.

Universidades privadas: Comprovante de inscrição e regularidade no cadastro Nacional da Pessoa Jurídica e documentos adicionais, a critério da Comissão Julgadora do Prêmio.

Caso falte algum documento, é possível fazer a inscrição e enviar depois?

É importante que os documentos e informações para a inscrição estejam organizados antes de se iniciar o processo de preenchimento do formulário de inscrição. Para os documentos e informações de premiação, é possível providenciar a documentação posteriormente até o final do prazo para anúncio dos vencedores. As instituições de ensino ou organizações que não apresentarem os documentos requeridos poderão ser desclassificadas.

Como meu projeto ou experiência será avaliado?

Numa primeira etapa, os projetos/experiências serão avaliados individualmente por uma equipe profissional composta por integrantes da Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária, conforme os princípios da pedagogia da Aprendizagem Solidária apontados no Guia para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem solidária – edição brasileira.

Os projetos/experiências classificados como finalistas serão então apreciados por uma Comissão Julgadora formada por especialistas e representantes das organizações que realizam a coordenação técnica do prêmio.

Posso mandar inscrição por e-mail?

As incrições deverão feitas exclusivamente pelo formulário de inscrição disponível nesta página. Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, entre em contato conosco.

Qual o e-mail ou telefone para tirar dúvidas?

Entre em contato conosco pelo e-mail aprendizagemsolidariabr@gmail.com ou pelo telefone e WhatsApp (11) 99948-9025, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Materiais de divulgação

 

Ajude o 1º Prêmio de Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam a chegar aos quatro cantos do país. Conhece algum projeto ou experiência de aprendizagem solidária? Não deixe de indicar o Prêmio para o responsável! Aqui você encontra todas as informações e materiais de que precisa. Clique nos cards abaixo para acessar os materiais.

 

 

 

Contato

 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail aprendizagemsolidariabr@gmail.com ou pelo telefone e WhatsApp (11) 99948-9025. Estamos à disposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.