Inscreva-se na 8ª edição do Respostas para o Amanhã!

-

Inscreva-se na 8ª edição do Respostas para o Amanhã!

Lançamento da nova edição acontece esta terça (dia 23.3), às 16h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Saiba mais

Por Stephanie Kim Abe

O lançamento da nova edição do Prêmio Respostas para o Amanhã acontece hoje, dia 23/03, às 16h, durante um painel da Samsung na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O evento virtual é aberto, com transmissão ao vivo pelo canal da Febrace no YouTube.

O Prêmio busca estimular, reconhecer e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do ensino médio de escolas públicas, com apoio de seus(suas) professores(as). Para isso, o RPA enfatiza a abordagem STEM, em que o ensino de Ciências encontra suporte na Tecnologia, na Engenharia e na Matemática para soluções inovadoras de problemas reais em uma situação concreta.

Na avaliação de Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação.

Foto: arquivo pessoal

Os últimos meses evidenciaram a importância da formação científica como ferramenta de transformação na nossa sociedade. Por isso, ficamos muito felizes de poder, em parceria com a Samsung, colocar nossa metodologia de realização de prêmios a serviço do Prêmio Respostas para o Amanhã, edição brasileira do Solve For Tomorrow, fortalecendo a formação de professores e dando visibilidade ao ensino de qualidade que encontramos em diversas escolas públicas Brasil afora.”

Anna Helena Altenfelder

Acompanhe a transmissão ao vivo. Ative o lembrete abaixo e participe!


A ciência como resposta para o amanhã 

O painel Samsung na Febrace vai discutir o papel da ciência na sociedade e na escola, nos dias de hoje, trazendo debatedores(as) para falar sobre a melhor forma de divulgar os conhecimentos científicos e de fortalecer sua relação com a escola. 

Para a mesa, foram convidadas Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CENPEC; Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil; Vanessa Testoni, Phd e líder do time de multimídia do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Samsung; e Flávia Twardowski, diretora geral do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório.

Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil, conta:

Webinar discute uso do celular no ensino
Foto: arquivo pessoal

Falaremos sobre a melhor aplicação da ciência, sendo as escolas como catalisadoras fundamentais para fortalecer o ensino das ciências orientado para a solução de problemas reais e capacitar as futuras gerações a alcançarem seu pleno potencial por meio da educação.
O Solve For Tomorrow, programa global da Samsung, demonstra a importância do tema para gerar soluções de desafios da vida real, estimulando os jovens a desenvolverem criatividade e aprimorarem habilidades para uma transformação social positiva, atendendo a importantes demandas locais.”

Isabel Costa

O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa global da Samsung com a coordenação técnica do CENPEC Educação. Desde 2014, já envolveu 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. 

Em sua 7ª edição, ano passado, os projetos vencedores trataram do apoio à agricultura familiar, do combate à fome, do controle da poluição, do reflorestamento e do tratamento de água. Em seu site, o Prêmio disponibiliza aos(às) professores(as) e estudantes um conjunto de temáticas e conteúdos que enriquecem as aulas e os projetos a serem desenvolvidos – como o Banco de Práticas educativas. Na Sala dos Professores, os educadores encontram diversos materiais de apoio, entre eles o Infográfico STEM, com orientações para o ensino de Ciências, por meio do trabalho por projetos, metodologias ativas, integração entre conteúdos e itinerários flexíveis.


Como participar da 8ª edição

Professores(as) de Biologia, Física, Química e Matemática ou de outras disciplinas do campo das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias que lecionem no ensino médio em escolas públicas de todo o Brasil podem inscrever projetos de 23/3 a 30/6. 

Saiba mais sobre esta edição e conheça os vencedores de 2020!


Veja também