TV debate o uso da tecnologia na educação

-

TV debate o uso da tecnologia na educação

No programa Ressoar, Mônica Gardelli Franco aponta que os objetivos pedagógicos devem ter prioridade.

Você sabia que, segundo a pesquisa TIC Educação, do Cetic.br, apenas 55% das escolas públicas brasileiras têm acesso à internet na sala de aula e 45% ainda o mantêm restrito aos laboratórios de informática. E que, além disso, só 37% dos alunos das instituições públicas usam o recurso?

Os desafios de acesso, mas também as possibilidades que o uso da tecnologia traz para a educação foram temas do programa Ressoar, que foi ao ar ontem (24) na Record News, com a participação de Mônica Gardelli Franco, diretora-executiva do CENPEC Educação. Assista ao vídeo.

Segundo a coordenadora da TIC Educação, Daniela Costa, “a tecnologia nas escolas permite maior acesso ao conhecimento e oportuniza também que os alunos possam participar mais das atividades. Os professores não deixam de ser importantes, mas os alunos agora assumem um protagonismo maior”.

O conteúdo trazido pela pesquisa e pela reportagem foram debatidos na roda de conversa em que participaram Mônica Gardelli Franco; a apresentadora, Renata Alves; e Lúcia Dellagnelo, presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

“A tecnologia nos permite aproximar mais de determinados conteúdos, [mas] não podemos nos deslumbrar com isso: ela precisa estar muito atrelada ao objetivo pedagógico: […] usá-la na medida em que ela pode de fato melhorar, trazer uma contribuição. Não usar por usar”, comentou a diretora-executiva do CENPEC.

Acesse a pesquisa TIC Educação.