Todo dia é dia da educação

-

Todo dia é dia da educação

Campanha #Nem1PraTras, da Fundação Roberto Marinho, traz a educação para o dia a dia da sociedade

Qual a melhor formação para gestores(as) e professores(as) que vivenciam
cotidianamente o ensinar e o aprender de muitas gerações de estudantes? Sabemos que valores como respeito, autonomia e liberdade fazem parte das novas competências dos(as) educadores(as) e precisam estar unidos aos conteúdos do currículo escolar. Então, qual é a educação necessária no contexto do século XXI?

Em abril, quando se comemora o Dia da Educação, há que se lembrar dos desafios que o Brasil ainda tem pela frente com as altas taxas de analfabetismo e de evasão escolar, fatores que se interligam a problemas sociais, como desemprego e violência. Assista ao vídeo da campanha, disponibilizado pelo Canal Futura.

Todas e todos têm o direito de aprender

O Dia da Educação surgiu em Dacar, Senegal, durante o Fórum Mundial de Educação que aconteceu em 2000, quando ficou estabelecido o compromisso, inclusive do Brasil, com a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.

Com o objetivo  de tornar esse tema o centro das atenções e preocupações de toda a sociedade, a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura criaram neste ano (2019) a campanha #Nem1PraTras. A iniciativa tem apoio do CENPEC e de outras 35 instituições que também defendem que todas e todos têm o direito de aprender.

Não existe uma sociedade que tenha alcançado bons níveis de cidadania sem um trabalho efetivo em educação.”
 
Luciana Barreto, editora da #Nem1PraTras 


Como participar

O site www.diadaeducacao.org traz atividades que podem suscitar discussões e propostas de trabalhos – e cada um de nós pode participar, usando as hashtags #DiadaEducacao e #Nem1PraTras nas redes sociais.
O que você fez pela educação hoje?

Visite o site da campanha