Semana de Ação Mundial: inscrições até 24/5

-

Semana de Ação Mundial: inscrições até 24/5

A edição de 2021 acontece entre os dias 14 e 21 de junho e tem como tema financiamento e escola segura. Saiba mais e participe!

Por Stephanie Kim Abe

Todo ano, pessoas de mais de 100 países do mundo todo – inclusive do Brasil – se mobilizam simultaneamente por uma semana para informar e engajar a população em prol do direito à educação. Essa mobilização acontece das mais diferentes formas e nos mais diversos lugares por meio de atividades autogestionadas – ou seja, cada um faz a sua, de acordo com seu contexto. Pode ser uma audiência pública na Câmara dos Vereadores, uma aula aberta na rua, uma roda de conversa no centro comunitário, uma reunião com o conselho escolar na escola e por aí vai. 

Essa mobilização faz parte da Semana de Ação Mundial (SAM). Desde que foi criada, em 2003, já mobilizou mais de 85 milhões de pessoas em todo o mundo. Apenas no Brasil, já são cerca de 1,7 milhão de pessoas participantes. Este ano, este evento mundial acontece entre os dias 14 e 21 de junho. Quem quiser participar dessa 18ª edição pode se inscrever até o dia 24 de maio, por meio do formulário no site oficial do evento. 

Clique aqui para se inscrever 


Quem participa

Professores(as), estudantes, familiares, gestores(as), conselheiros(as), pesquisadores(as) e todas as pessoas preocupadas com a garantia do direito à educação podem se inscrever e participar do evento. O importante é realizar uma atividade que discuta com seus pares o tema dessa edição: “A educação está passando a lição: Financiamento e escola segura! Ensinar e aprender com infraestrutura!”. O objetivo da SAM 2021 no Brasil é chamar atenção para a necessidade de mais e melhor financiamento da educação para garantir segurança para o retorno às atividades presenciais nas escolas de todo o país, em cenário de pandemia de Covid-19. 

Para ajudar nessa mobilização, a organização disponibiliza uma série de materiais que podem servir de subsídios para a discussão durante as atividades e para divulgação virtual do evento. De acordo com a organização, o Manual da SAM 2021 também deve ser disponibilizado em breve, e todas as atividades devem ser realizadas de forma remota, para assegurar a segurança de todos e todas. 

Veja mais informações de como participar da SAM aqui

approved, aproved, certificate, confirm, diploma, education, outline icon

Há emissão de certificado de participação para aqueles(as) que realizarem as atividades conforme elencadas no ato da inscrição e preencherem um relatório sobre elas, disponibilizado pela organização do evento. Nesse documento, os(as) participantes devem informar o número de pessoas mobilizadas e anexar fotos e vídeos realizados durante a atividade.


Educação na pandemia

Nós do CENPEC Educação temos acompanhado de perto os diversos aspectos que envolvem o debate sobre a educação no contexto de pandemia: dos desafios de gestores(as) e educadores(as) aos impactos nos(as) estudantes; da importância do acolhimento aos limites do ensino remoto; das orientações e protocolos sanitários à necessidade de busca ativa.

O intuito é divulgar materiais formativos e informativos que colaborem para a garantia do direito à educação de todos(as) os(as) estudantes e para a redução das desigualdades educacionais em nosso país.

Confira todos os conteúdos em #EducacaoNaPandemia


Veja também