Semana de Ação Mundial 2022: inscrições até 15/5

-

Semana de Ação Mundial 2022: inscrições até 15/5

Qualquer pessoa pode participar do evento e organizar atividades autogestionadas entre os dias 20 a 27 de junho; saiba mais

Por Stephanie Kim Abe

Já imaginou milhares de pessoas, de todo e qualquer coletivo, escola, comunidade, universidade, instituição, realizando atividades como roda de conversa, audiência pública, debates em diferentes espaços – da pracinha do bairro à Câmara de Vereadores, do pátio da escola à sala do conselho de educação – com o objetivo de engajar o maior número de pessoas possível em prol do direito à educação? 

É essa a mobilização que a Semana de Ação Mundial (SAM) propõe – e faz acontecer – desde 2003, em uma iniciativa que ocorre simultaneamente em mais de 100 países. De 2003 a 2021, a Semana já mobilizou mais de 90 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo cerca de 2 milhões de pessoas apenas no Brasil.

A edição brasileira da SAM 2022 foca nas Eleições 2022, com o tema Compromisso para a eleição: não corte da educação!, e acontece entre os dias 20 e 27 de junho.

A ideia é promover a participação democrática de todas e todos, em especial das meninas, nas eleições deste ano, e também entregar uma Carta Compromisso para adesão das candidaturas, se comprometendo com a educação como um direito para todas as pessoas.

Como explica Andressa Pellanda, coordenadora-geral da  Campanha Nacional pelo Direito à Educação:

“Essa é uma oportunidade para debater a prioridade da educação na agenda política brasileira em um cenário de recuperação lenta da pandemia de Covid-19. Para tal, será necessário mais e melhor financiamento, assim como um sistema educacional público, gratuito, acessível e inclusivo fortalecido”.


Inscreva-se para receber materiais gratuitos

Qualquer pessoa pode participar da SAM e promover atividades autogestionadas (ou seja, cada um faz a sua, de acordo com seu contexto) em praças, comunidades, escolas, nas ruas, em audiências públicas, etc.

Não é preciso se inscrever para participar, mas quem o faz tem a possibilidade de receber materiais impressos gratuitamente pelos correios e certificado de participação. A distribuição desses materiais é limitada às mil primeiras inscrições. As inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de maio.

Para receber um certificado de participação, é preciso fazer inscrição na Semana de Ação Mundial, indicando as atividades que pretende realizar, e, após a sua realização, enviar um relatório das atividades realizadas.

Todas as pessoas participantes podem postar fotos, vídeos e relatos nas redes sociais divulgando os seus eventos, usando as hashtags #SAM2022 e #NãoCorteDaEducação.


Monitoramento do PNE

Realizada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a SAM mantém a sua dedicação ao monitoramento da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), que acontece desde a edição de 2015.

Assim, junto com os materiais disponibilizados no site da SAM, haverá a divulgação de uma série de cartelas do Balanço do PNE, que atualiza diversos dados educacionais e aponta patamares de cumprimento e descumprimento de cada uma das 20 metas do PNE – que também são um valioso material para as atividades realizadas ao longo da Semana de Ação Mundial.

Saiba tudo sobre a Semana de Ação Mundial aqui


Veja também