Respostas para o Amanhã premia equipes no CE e em SP

-

Respostas para o Amanhã premia equipes no CE e em SP

Eventos em Cascavel (CE) e Franca (SP) condecoraram professores e estudantes e discutiram metodologias ativas na educação
Imprimir

No último dia 30 de setembro, o público brasileiro foi apresentado aos vencedores da 6ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, e ela trouxe algo inédito: pela primeira vez, duas equipes de uma mesma cidade – Cascavel, no estado do Ceará – estiveram na primeira e segunda colocação: as equipes das escolas EEMTI Marconi Coelho Reis e EEM Ronaldo Caminha Barbosa, respectivamente. Já o terceiro lugar coube a estudantes da EEEE Angelo Scarabucci, de Franca (SP).

Para comemorar o feito e dar ainda mais visibilidade aos projetos, o Prêmio esteve nas duas cidades para conferir medalhas e troféus às equipes vencedoras, em eventos realizados no dia 24 de outubro, em Cascavel; e 13 de novembro, em Franca.


Conheça os projetos

Estudantes recebem medalha em Cascavel (CE). Foto: Reprodução.
Estudantes recebem medalha em Cascavel (CE). Foto: Reprodução.

1º lugar: EEMTI Marconi Coelho Reis – Cascavel (CE)

Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas

Com amido, glicerol e água na composição, é retirada da folha de goiabeira uma substância similar à farinha. O amido e o glicerol são plastificantes e, no processo, eles são peneirados e macerados.

Cada aluno da equipe vencedora ganhará um smartphone Samsung. O professor orientador e cinco estudantes representantes também serão contemplados com uma viagem a São Paulo, em outubro de 2019, para participação da etapa regional do Prêmio Respostas para o Amanhã – América Latina.

2º lugar: EEM Ronaldo Caminha Barbosa – Cascavel (CE)

AGRI+: Combatendo a escassez de água e melhorando a agricultura com polímeros sustentáveis

A ideia do projeto surgiu depois que os alunos perceberam que as hortas plantadas na região não se desenvolviam adequadamente, em razão do solo salino e seco. O composto feito para resolver a questão tem cascas de manga e abacate e bagaço de cana-de-açúcar. A combinação consegue reter água no solo, e o teste foi feito durante três semanas em um cultivo de cebolinha.

3º lugar: EE Angelo Scarabucci – Franca (SP)

Proteção dos pés para a cabeça: reutilização de resíduos produzidos na indústria calçadista na produção de um capacete sustentável para ciclistas

Conhecida como a “terra do calçado”, Franca abriga mais de 100 indústrias e é considerada a maior produtora de calçados masculinos do Brasil e da América Latina. As sobras dos resíduos, porém, são descartadas no aterro sanitário da cidade. Os alunos desenvolveram o protótipo de um capacete à base de materiais descartados.

Confira também os vencedores pelo Júri Popular


Premiação e formação

“As escolas contempladas nas etapas de seleção do Prêmio Respostas para o Amanhã ganham em diferentes momentos: os tablets, recebidos pelos professores quando da seleção dos 20 projetos semifinalistas; o notebook e a televisão recebidos pela escola quando da seleção dos 10 finalistas; e, finalmente, os smartphones para toda a equipe primeira colocada; notebooks, para a segunda; e tablets, para o terceiro lugar”, conta Rubia Camaratiba, técnica de programas e projetos do CENPEC Educação e membro da equipe do Prêmio.

Agora, para além dessa premiação, com os equipamentos físicos, e do reconhecimento que tanto os vencedores pela banca julgadora quanto os eleitos pelo Júri Popular receberam, há também uma premiação formativa, que é a proposta do Respostas para o Amanhã, da Samsung e do CENPEC Educação. Foi com esse objetivo que realizamos os eventos nas duas cidades.”

Rubia Camaratiba

Em Cascavel (CE), a escola Marconi Coelho Reis, campeã da edição de 2019, foi o palco da celebração. Cerca de 30 professores e representantes da rede local de escolas públicas estiveram presentes, além dos diretores e das comunidades escolares da própria Marconi e da vice-campeã, Ronaldo Caminha Barbosa; e de amigos, familiares e políticos da cidade e do estado do Ceará, que se uniram para ver as duas equipes sendo condecoradas.

Mais do que isso, o momento foi também de aprendizagem. Isso porque, dentro da proposta de trabalhar a formação, os estudantes que participam das mesmas turmas que as equipes vencedoras tiveram a oportunidade de vivenciar uma oficina maker, promovida pela Explorum, parceira da Samsung; e os membros das equipes em si, além disso, receberam mentorias, visando a aprimorar e potencializar ainda mais seus projetos e a realizarem parcerias com outros atores, como universidades e institutos tecnológicos.

Alunos da EEMTI Marconi Coelho Reis em oficina maker. Foto: Reprodução.
Alunos da EEMTI Marconi Coelho Reis em oficina maker. Foto: Reprodução.

Foram quase mil projetos de todo o Brasil (…), e a cidade de Cascavel teve sua participação reconhecida por projetos com alto potencial de inovação social.”

Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil

Também em Franca, no interior de São Paulo, houve oficina maker, além da mentoria para a equipe que ficou em terceiro lugar. Estudantes da escola estiveram presentes, além de cerca de 30 professores e representantes da rede.

“Os professores, em especial, mobilizaram-se bastante. O Prêmio convidou todas as escolas públicas de ensino médio de Cascavel e Franca, e elas enviaram pelo menos um representante cada uma, interessadas nessa potência de haver um canal no Respostas para Amanhã não apenas para premiar os projetos, mas também para contribuir na formação docente”, conta Camaratiba.

Oficina maker na EEE Angelo Scarabucci, em Franca (SP). Foto: Reprodução.
Oficina maker na EEE Angelo Scarabucci, em Franca (SP). Foto: Reprodução.

Metodologias ativas

Os professores, aliás, também tiveram o seu momento em ambas as cidades, com rodas de conversa lideradas pela técnica Caroline Marques da Silva, do CENPEC Educação. Em foco, a discussão sobre metodologias ativas.

Roda de conversa com professores das escolas de Cascavel (CE). Foto: Reprodução.
Roda de conversa com professores das escolas de Cascavel (CE). Foto: Reprodução.

“Nas duas cidades, debatemos de que forma as metodologias ativas – como a aprendizagem por projetos, que veio com bastante força pela abordagem STEM trazida pelo Prêmio –, dão força para as mudanças trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Novo Ensino Médio”, conta Marques.

Foi uma troca importante, em que não apenas abordamos as metodologias ativas, que é um conteúdo do qual os educadores têm estado ávidos para saber mais, mas que também permitiu que eles ajudassem a desenhar conosco propostas de itinerários flexíveis, que potencializam, de forma positiva, as mudanças trazidas pela BNCC e pelo Novo Ensino Médio. Essa troca é uma forma de o Prêmio Respostas para o Amanhã também incidir nessas políticas públicas.”

Caroline Marques da Silva
Caroline Marques (à esq.) e Rubia Camaratiba. Foto: Reprodução.
Caroline Marques (à esq.) e Rubia Camaratiba. Foto: Reprodução.

Com coordenação técnica do CENPEC Educação, o Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung que tem como premissa promover a educação para as futuras gerações.

O Prêmio estimula e apoia projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por alunos do ensino médio de escolas públicas, com orientação de professores, que objetivem solucionar problemas reais nos territórios onde vivem os participantes.

O professor orientador e estudantes da equipe da EEMTI Marconi Coelho Reis (primeira colocada) também foram contemplados, em outubro, com uma viagem a São Paulo para participarem da etapa regional do Prêmio Respostas para o Amanhã – América Latina. “Eles permaneceram uma semana, durante a qual tiveram uma formação intensa junto a startups e fizeram o pitch de seu projeto para o público presente”, conclui Caroline Marques.

O que é um pitch? Confira a explicação do Canal Na Prática.

Veja também


Saiba mais

Visite o site oficial do Prêmio Respostas para o Amanhã para ver os vídeos dos vencedores, ficar inteirado das ações formativas, cursos e newsletter com as últimas novidades