Respostas para o Amanhã divulga semifinalistas

-

Respostas para o Amanhã divulga semifinalistas

Uso e tratamento de água, combate à poluição e ao desperdício de materiais, reflorestamento e combate à Covid-19 são alguns dos temas das ideias semifinalistas

Promover e revelar projetos de investigação científica desenvolvidos por professores e estudantes: com este desafio estimulante, o Prêmio Respostas para o Amanhã (Samsung/CENPEC Educação) tem como foco destacar ideias que tragam soluções criativas, inovadoras e com relevância científica e/ou tecnológica a problemas locais ou globais.

Inscrição de Projetos

Os projetos enviados para participar desta edição vieram de Norte a Sul do país, mostrando a garra e dedicação de educadores e estudantes em busca de respostas a questões vivenciadas em seu dia a dia. Todas as propostas foram analisadas por um Comitê Técnico de Avaliação, que definiu as 20 semifinalistas em âmbito nacional, conforme critérios do regulamento.

 Isabel Costa.
Isabel Costa. Foto: reprodução

Em sua 7a edição, tendo envolvido mais de 175 mil pessoas de escolas públicas, somando professores e alunos, o Respostas para o Amanhã mostra mais uma vez a sua importância para o cenário nacional. Juntas, educação e inovação têm potencial de transformar a vida de jovens no país e o programa dá exemplos do impacto positivo dessa integração de conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática às demandas da sociedade. O estímulo dado pela iniciativa da Samsung age diretamente na trajetória pessoal dos estudantes e no desenvolvimento do país.”

Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Anna Helena Altenfelder, Diretora Executiva do CENPEC Educação, avalia:

Anna Helena Altenfelder
Anna Helena Altenfelder. Foto: reprodução

O Prêmio Respostas para o Amanhã tem trazido inovações a cada edição. Em 2020, a oferta de mentoria para apoiar as equipes e os professores no desenvolvimento das propostas reforça o caráter formativo da iniciativa, já presente nos conteúdos e cursos gratuitos oferecidos na plataforma do Prêmio. Assim, além de valorizar projetos de professores e estudantes, o Respostas para o Amanhã contribui para a melhoria constante da qualidade da educação pública no Brasil.”

Anna Helena Altenfelder

Meio ambiente, tecnologias e educação inclusiva em pauta

Tratamento e reúso racional de água, biorepelente com plantas medicinais, produção de embalagens com biomassa de banana verde, reutilização de óleos lubrificantes para combate à poluição, máscara para combate à Covid-19, reflorestamento utilizando minifoguetes são algumas das propostas selecionadas.

Confira a lista de semifinalistas no site do Prêmio.


Premiação

Nesta edição, as 20 equipes semifinalistas receberão apoio de especialistas  por meio de mentorias para desenvolvimento dos projetos e protótipos. Os encontros on-line acontecerão ao longo do mês de setembro. Além disso, o programa realizará dois webinários com especialistas em cocriação e prototipagem. 

Inscrição de Projetos

A seleção dos 10 projetos finalistas se dará de 1 a 7/10. A avaliação será realizada por um Comitê de Especialistas nas áreas de conhecimentos das Ciências da Natureza, Matemática e abordagem em STEM. Acompanhe as etapas e o cronograma do Prêmio.


Apoio aos professores em tempo de pandemia

Ao longo do período de distanciamento social, o Respostas Para o Amanhã organizou uma série de materiais e eventos on-line para apoiar escolas e professores nessa nova realidade de ensino remoto.

Entre esses materiais, está o Banco de práticas, que traz os projetos finalistas do Prêmio em 2019 no formato de planos de aula, e a oficina on-line STEM, com dicas para os educadores desenvolverem o trabalho por projetos. Também foram realizados três webinários ao vivo com especialistas em educação e tecnologia para refletir sobre as possibilidades e os desafios para o ensino neste momento. 


Veja também