Raízes e Asas em vídeo

-

Raízes e Asas em vídeo

O acervo audiovisual desta coleção produzida na década de 1990 e que marcou a educação brasileira já está disponível no Portal CENPEC

Apresentar iniciativas de educação escolar comprometida em formar cidadãos atuantes em uma sociedade democrática e plural. Esse é o foco dos vídeos que integram a coleção didática Raízes e Asas. As produções audiovisuais trazem experiências inspiradoras desenvolvidas em diversas regiões do país.

Cada realidade traz a riqueza das singularidades locais, mas todas têm como fio condutor a busca de um ensino-aprendizagem crítico, participativo e significativo para os sujeitos envolvidos: estudantes, educadores e comunidade.

Acesse os vídeos da série

O material é uma iniciativa do CENPEC desenvolvida durante a década de 1990 que marcou o cenário em todo o país, propondo reflexões e práticas inovadoras voltadas a uma educação pública de qualidade para todos os estudantes.

O acervo é composto por 15 vídeos sobre temas diversos e complementares: currículo, função social da escola, gestão, trabalho coletivo, planejamento, ensino-aprendizagem, avaliação formativa, espaços de aprendizagem e profissão docente.


Sobre Raízes e Asas

A qualidade da educação é construída por muitas mãos.

Iniciativa: CENPEC Educação
Período: 1993 e 1998
Apoio: Itaú, Ministério da Educação – MEC e UNICEF
Objetivo:
Colaborar para a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental, garantindo o sucesso escolar dos alunos e das alunas na escola pública, mediante o apoio técnico e profissional a escolas e profissionais da educação com participação da comunidade.

A iniciativa deu origem à coleção disponibilizada agora para download. A publicação parte do pressuposto de que a educação escolar não é tarefa solitária. Dessa forma, propõe o trabalho articulado e coletivo entre professores, coordenadores e gestores para garantir uma atuação pedagógica integrada, consistente e coerente. Para isso, discute caminhos e alternativas para a concretização do projeto político-pedagógico da escola.


Acesse as publicações Raízes e Asas