Uma boa conversa sobre educação e relações étnico-raciais no Brasil

-

Uma boa conversa sobre educação e relações étnico-raciais no Brasil

Podcast com oito episódios traz especialistas negras para falar sobre os diferentes aspectos que envolvem a educação para as relações étnico-raciais; saiba mais

Por Stephanie Kim Abe

A mensagem que Nilma Lino Gomes traz no teaser do podcast Educação e Relações Étnico-Raciais no Brasil é direta e reta:

É por meio do processo educativo que a gente pode reeducar as pessoas para as relações étnico-raciais. [..] É importante que essa discussão seja feita por negros, por brancos, por indígenas, por todas as pessoas que estão no processo educativo independentemente do seu pertencimento étnico-racial“. 

Primeira mulher negra a liderar uma universidade pública e ex-secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), a pedagoga Nilma é a primeira convidada desse podcast produzido pela Fundação Santillana, que tem como objetivo abordar diferentes aspectos que envolvem uma educação antirracista que combata as desigualdades étnicas e raciais existentes na sociedade brasileira. 

No primeiro episódio, Nilma Lino Gomes fala sobre o racismo estrutural no Brasil e os seus reflexos, como a exclusão escolar e o trabalho infantil

Além dela, outras sete especialistas negras são convidadas para falar em cada um dos 8 episódios de 40 minutos. A professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva é quem fala sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-raciais no segundo episódio.  

Além delas, participam também a professora Rosa Margarida de Carvalho Rocha, que fala sobre formação de professoras e professores para a implementação da Lei 10.639/03, a professora Wilma Baia Coelho, da Universidade Federal do Pará, que fala sobre currículo e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar, e Carine Souza, idealizadora e diretora do Mulheres Negras na Biblioteca São Paulo e Bahia, para trazer a importância de ler autoras negras, entre outras. 

Saiba mais sobre a importância da Lei 10.639/03, que completa 20 anos em 2023


O podcast está disponível nas principais plataformas de streaming. Ouça os episódios abaixo:

Veja também