Quando a biblioteca tá on!

-

Quando a biblioteca tá on!

De cordéis a escritoras(es) contemporâneas(os), com atividades culturais ou app para celular, conheça algumas bibliotecas digitais gratuitas com ricos acervos para diferentes públicos


Por Stephanie Kim Abe

Na última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, lançada em 2020 com dados de 2019, os quatro principais motivos que fariam as pessoas frequentarem mais as bibliotecas foram

  • ter mais livros ou títulos novos;
  • ter títulos interessantes ou que me agradam;
  • ser mais próxima de casa ou de fácil acesso;
  • ter mais atividades culturais

De fato, esses fatores são importantes para tornar a biblioteca um lugar mais atrativo e vivo para todas e todos. Melhor que isso, só se ela estivesse na palma da mão. 

É exatamente isso que a BibliON faz: lançada pelo governo do Estado de São Paulo no ano passado (2022), ela é uma plataforma on-line gratuita que guarda mais de 16 mil livros digitais, além de oferecer uma gama de atividades culturais e capacitações para profissionais de Cultura, Biblioteconomia, Literatura etc. 

No acervo, é possível encontrar desde obras de autores clássicos, como Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães Rosa, até escritoras(es) contemporâneas(os) nacionais e internacionais, como Djamila Ribeiro, Chimamanda Adichie e Tati Bernardi. Há biografias, romances, autoajuda, literatura infantil, mistério, crônicas etc.

Os livros podem ser baixados e lidos off-line. Para se cadastrar na plataforma, é preciso ter endereço no estado de São Paulo. A plataforma também pode ser acessada pelo celular e tablets, por meio de aplicativo.

Podcast: Criança Lê

Além do acervo on-line, a BibliON oferece podcasts clubes de leitura, audiolivros, recursos de acessibilidade e livros em outras línguas. Lançada recentemente, a série de podcasts Criança Lê é voltada a crianças e adolescentes e oferece subsídios para debates e reflexões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Cada episódio apresenta, por meio de obras indicados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), um pouco mais sobre cada um dos 17 ODS para 2030 no Brasil. O material está disponível nas principais plataformas de podcasts. Confira a seguir um dos episódios.

🎧 Acesse a série Criança Lê.

Outras bibliotecas digitais

A BibliON não é a única biblioteca digital gratuita disponível por aí. Confira abaixo algumas outras bibliotecas nacionais com diferentes tipos de acervo que podem ser acessadas on-line e sem custo.

📙 Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida

Átila Almeida foi um professor de Física da Universidade Federal da Paraíba e filho de Horácio de Almeida, um dos fundadores da Academia Paraibana de Letras. É daí que vem o seu amor pela literatura popular, o que o fez adquirir, ao longo da sua vida, um dos acervos mais ricos do Nordeste. 

Desde 2004, essas suas coleções estão disponíveis para consulta na Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, administrada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Dentre dicionários, edições raras de revistas paraibanas e outros periódicos científicos, xilogravuras e folhetos, o mais impressionante é o acervo de cordéis – considerado o maior do gênero. Há, entre essas obras, algumas de Leandro Gomes de Barros, primeiro escritor brasileiro de literatura de cordel. 

Ao todo, são mais de 18 mil cordéis, mas apenas cerca de 600 deles estão digitalizados, disponíveis para consulta on-line e gratuita. 

📙 Acesse aqui

📚

📗 BBM Digital

Mais de 3,5 mil títulos do riquíssimo acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin estão disponíveis para consulta e download na sua Biblioteca Digital (BBM Digital). É possível encontrar mapas, obras clássicas, folhetos, fotos, jornais etc. 

No prédio icônico que abriga a Biblioteca na zona oeste da cidade de São Paulo, dentro da Universidade de São Paulo, ficam abrigadas os mais de 60 mil volumes da coleção do bibliófilo e de sua mulher – a maior coleção particular no Brasil. Lá, é possível encontrar obras originais de Guimarães Rosa, do pintor francês Jean-Baptiste Debret e do alemão Hans Staden.

📗 Acesse aqui

📚

📕 Domínio Público

Um clássico, o portal agrega obras científicas a literárias que já estejam em domínio público ou cuja divulgação esteja devidamente autorizada. Paulo Freire, Fernando Pessoa, Machado de Assis e Adelina Lopes Vieira são alguns dos autores consagrados que têm obras para livre acesso no portal. 

O portal foi lançado em 2004 pelo Ministério da Educação, com o objetivo de disseminar as obras e o acesso aos livros a cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo. 

📕 Acesse aqui

📚

Veja dicas de como incentivar a leitura nas bibliotecas e nas escolas


Veja também