Projetos coordenados pelo CENPEC têm inscrições abertas

-

Projetos coordenados pelo CENPEC têm inscrições abertas

Olimpíada de Língua Portuguesa e Prêmio Respostas para o Amanhã reconhecem trabalhos de produção de textos e projetos de ciências naturais e matemática e suas tecnologias

Seu aluno prefere língua portuguesa ou matemática? Gosta de ciências naturais ou de contar histórias e analisar a cultura de um território? Seja qual for a aptidão do estudante, dois projetos coordenados pelo CENPEC estão com inscrições abertas. As iniciativas reconhecem trabalhos desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Olimpíada de Língua Portuguesa: até 30/04

Foto: Reprodução/ASCOM e Olimpíada de Língua Portuguesa.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o País que, em 2019, está em sua 6ª edição. O tema é “O lugar onde vivo”.

Promovido pelo Itaú Social e pelo Ministério da Educação, com coordenação técnica do CENPEC, o concurso é voltado a professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio.

São cinco categorias de inscrição, de acordo com o ano que o aluno cursa. A novidade dessa edição é o documentário, que, além de trazer a linguagem audiovisual para o concurso, já é, como as demais, compatível com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O concurso solicita a adesão das secretarias municipais e estaduais de Educação, e as inscrições são realizadas pelos professores, até 30 de abril. Além disso, são fornecidos materiais formativos para serem utilizados nas aulas.

Clique para participar

Prêmio Respostas para o Amanhã: até 17/06

Foto: Reprodução/Prêmio Respostas para o Amanhã.

Também sob coordenação técnica do CENPEC, o Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung Electronics que conta com apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

O concurso premia práticas educativas de professores das áreas das ciências da natureza e matemática e suas tecnologias que tenham como objetivo a elaboração de projetos por parte de turmas de estudantes de Ensino Médio de escolas públicas. Os projetos, por sua vez, devem apresentar soluções simples para as questões identificadas em suas comunidades.

O Respostas para o Amanhã também é realizado na Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Peru e México. No Brasil, sua 6ª edição acontece em 2019. As inscrições são feitas pelos professores orientadores dos projetos, até 17 de junho.

Clique para participar