Projeto vencedor estimula pesquisa em ciências

-

Projeto vencedor estimula pesquisa em ciências

Após ser premiado na edição 2018 do Respostas para o Amanhã, escola e alunos conquistam outros prêmios, até mesmo internacionais. Inscrições estão abertas

Por Suzana Camargo

Uma escola com vagas concorridas, professores empenhados, alunos motivados que conquistam boas notas. É esse o cenário atual da Escola Estadual Aura Sampaio Parente Muniz, considerada referência em ensino, no município de Salgueiro, em Pernambuco.

Toda essa mudança foi promovida após a participação no Prêmio Respostas para o Amanhã, conforme relata a gestora da unidade Ana Célia Martins Macedo. “O colégio ganhou prestígio e respeito e com isso, as matrículas foram duplicadas e o índice de evasão caiu para quase zero”, diz a diretora.

A repercussão correu por toda a comunidade e muitos alunos se matricularam no ano seguinte à conquista do prêmio, quando tomaram conhecimento do projeto.

A escola adicionou nova disciplina Iniciação Científica na grade, onde são trabalhados novos projetos com outros professores”.

Premiação prorroga prazo de inscrição

No momento em que o Prêmio Respostas para o Futuro amplia o prazo de inscrições até 24 de junho, vale a pena se inspirar nessa história de sucesso e participar. Ainda dá tempo.

Inscreva-se

Tudo começou na EE Aura Sampaio quando a professora de biologia do Ensino Fundamental, Uanne Freire Bezerra Araújo inscreveu o projeto Avaliação do efeito larvicida do líquido da castanha de caju em mosquitos hematófagos na edição de 2018 e foi uma das premiadas em conjunto com seus alunos e a escola.

“Trabalhei com uma turma de estudantes do Ensino Médio. Iniciei com o desafio científico “ciência no combate ao mosquito Aedes aegypti e eles teriam que tentar resolver o problema seguindo a metodologia científica. O resultado foi surpreendente”, conta a professora Uanne.

“A experiência foi gratificante e motivadora, e o curso Aprender por Projetos, oferecido pelo Respostas para o Amanhã ajudou bastante nas várias etapas do prêmio e até hoje utilizo o que aprendi”, complementa.

Ter participado da 5ª edição do Prêmio deu à Uanne, seus alunos, e outros docentes da escola Aura Sampaio, uma expansão de  horizontes para além da cidade de Salgueiro. “Com o mesmo projeto premiado, participamos de outros eventos nacionais e internacionais. Fomos para o Recife, Fortaleza, Chile, México e até para Abudabe, nos Emirados Árabes Unidos”, conta Ana Célia.

Oportunidades

A gestora da escola relata que a viagem feita a São Paulo com a turma de alunos que participou do Prêmio, modificou a visão dos jovens sobre a educação.

“Mudou totalmente o conceito deles e abriu um leque de oportunidades para cada um. Tanto que quando retornamos para Salgueiro, no mesmo ano muitos passaram em vestibulares de universidades públicas, outros, elevaram suas notas. Todos ficaram estimulados a seguir carreiras nas áreas de ciências, tecnologia e saúde”, descreve.

Erik, o pesquisador

Um dos autores do projeto vencedor do Prêmio é o aluno Erik Thomas de Barros Silva. “Foi muito importante ter feito o projeto. Para realizar as pesquisas firmamos parcerias com a Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e farmácias de manipulação” da comunidade, detalha.

Erik Thomas, que está cursando o 3º ano do Ensino Médio na mesma escola, avalia que ter sido premiado junto a seus colegas e professora no Respostas para o Amanhã, foi uma “dádiva”. Ele afirma que o fato influenciou diretamente seus estudos e lhe abriu os olhos para o universo da ciência.

Erik tem planos para o seu futuro. Ele agora quer cursar Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos e pretende dar continuidade à mesma pesquisa. “Entrando na faculdade quero aperfeiçoar a pesquisa. Meu sonho é fazer com outros jovens o que a professora Uanne, orientadora de nosso projeto fez comigo e o restante de nossa turma. Ou seja, quero ser professor e orientador de pesquisas científicas”, conclui.

Respostas para o Amanhã 2019

Em 2019, o Prêmio Respostas para o Amanhã segue inspirando professores e alunos a desenvolverem a metodologia de projetos com a abordagem STEM para o ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática tendência em vários países que desperta o interesse por estas áreas de conhecimento e profissionalização.

O Prêmio Respostas para o Amanhã é iniciativa da Samsung e tem coordenação geral do CENPEC Educação. É uma premiação que estimula e divulga projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil.

Saiba mais