Prêmio Respostas para o Amanhã traz reconhecimento internacional

-

Prêmio Respostas para o Amanhã traz reconhecimento internacional

Iniciativa estimula alunos a criar projetos científicos e tecnológicos; 6ª edição traz foco na abordagem STEM

Recentemente, Juliana Estradioto (foto), ex-participante do Prêmio Respostas para o Amanhã, conquistou o 1º lugar em uma das maiores feiras de ciência e engenharia do mundo, realizada no último dia 17 de maio, nos Estados Unidos.

A estudante de apenas 18 anos de idade venceu a competição com uma pesquisa sobre o aproveitamento da casca de noz de macadâmia na produção de curativos para ferimentos da pele ou embalagens.

Trajetória premiada

Em entrevista publicada no portal da Samsung, Juliana comenta que o Prêmio Respostas para o Amanhã foi fundamental em sua trajetória: em 2017, a estudante participou da 4ª edição, com o projeto “Plasnana: desenvolvimento de um plástico biodegradável com o resíduo da banana”, representando a Região Sul.

Para Estradioto, a participação no Respostas para o Amanhã contribuiu diretamente para aprofundar seu conhecimento no processo de pesquisa: “É uma área de que sempre gostei. Também melhorou o meu modo de trabalhar em grupo e a comunicação com as pessoas”.

Vídeo de apresentação do projeto “Plasnana: desenvolvimento de um plástico biodegradável com o resíduo da banana” (2017). Fonte: Prêmio Respostas para o Amanhã.

Na mesma reportagem, Mônica Gardelli Franco, diretora-executiva do CENPEC Educação, destaca que o Prêmio Respostas para o Amanhã estimula a parceria entre professores, estudantes e gestores, criando uma relação de confiança e de trabalho colaborativo dentro da escola.

Segundo a diretora-executiva, quando um projeto é reconhecido pelo Prêmio, não são apenas os alunos e professores envolvidos que ganham – “a escola ganha também visibilidade e reconhecimento”.

O trabalho de uma turma muitas vezes acaba estimulando outras turmas a se engajarem numa relação de ensino-aprendizagem mais significativa e estimulante para todos, permitindo um salto de qualidade nas práticas de ensino de ciências e matemática na escola como um todo.”

Mônica Gardelli Franco

O Prêmio Respostas para o Amanhã estimula projetos de investigação científica e/ou tecnológica e, em sua 6ª edição, tem enfatizado a abordagem STEM.

Com coordenação do CENPEC Educação, a iniciativa da Samsung visa a auxiliar estudantes e professores da rede pública a desenvolverem projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica, buscando respostas para problemas reais da sociedade.

Acompanhe as próximas etapas da
6ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã

Confira todos os vídeos dos projetos vencedores da
5ª edição (2018)