Olimpíada de Língua Portuguesa realiza seu quarto webnário

-

O 4º Webinário da Olimpíada de Língua Portuguesa já está disponível

Em sua 6ª edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa chega à etapa regional com envio de material pelas escolas participantes e formação da Comissão Julgadora

O quarto webinário da Olímpiada de Língua Portuguesa aconteceu na quinta-feira (8) e foi transmitido pelo Portal CENPEC Educação, portal Escrevendo o Futuro e diretamente no canal da Olimpíada no YouTube.

Às vésperas das Comissões Julgadoras Escolares, o webinário visa a esclarecer educadores e diretores de escola quanto ao desafio de selecionar e enviar as produções realizadas para a 6ª edição da Olimpíada, que soma a participação de mais de 85 mil professores de quase 5 mil municípios brasileiros, abrangendo todos as 27 unidades da federação.

O webinário conta com apresentação de Patrícia Calheta e Esdras Soares, da equipe técnica da Olimpíada e Programa Escrevendo o Futuro.

Um dos princípios da Olimpíada é trabalhar a língua de forma viva.”

Esdras Soares

Para Soares, o diferencial é que os textos da Olimpíada são feitos para serem lidos além dos muros da escola. A equipe do Escrevendo o Futuro, inclusive, aconselha que, após essa etapa de seleção, sejam compartilhadas as produções dos alunos. “A escola pode fazer um sarau, um slam, ou publicar on-line, fazer sessões de cinema para a comunidade…”, sugere Esdras.

A ideia é que as produções de professores e alunos sejam compartilhadas com a sociedade, o que acaba também promovendo o letramento da população – que passa a valorizar ainda mais os profissionais de educação.”

Esdras Soares

Durante o webinário, os espectadores poderão enviar suas dúvidas no espaço reservado para comentários no portal Escrevendo o Futuro ou nas redes sociais. As perguntas serão respondidas ao vivo.

Confirme presença no evento e acompanhe ao vivo

Confira todos os webinários anteriores

O que é uma Comissão Julgadora Escolar?

O trabalho desenvolvido pelos professores(as) de língua portuguesa e estudantes brasileiros para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa devem ser enviados entre 12 a 19 de agosto para as Comissões Julgadoras Escolares, na etapa municipal/estadual da premiação.

A  Comissão Julgadora Escolar é formada pelo diretor(a) da escola, que fica responsável pela coordenação dessa etapa, e composta por três a cinco avaliadores, entre professores e professoras de língua portuguesa não inscritos na Olimpíada; representantes da comunidade que dominem a língua portuguesa (jornalistas, escritores e escritoras, contadores de histórias, poetas, etc.); e profissionais da área audiovisual.

Nossa orientação é que, nessa fase do processo avaliativo, a Comissão seja composta por várias pessoas da comunidade escolar e de seu entorno: pessoas com domínio da língua portuguesa, como poetas, jornalistas, frequentadores de slams, entre outros.”

Esdras Soares

A equipe do portal Escrevendo o Futuro disponibilizou para as escolas participantes da Olimpíada dois materiais: folhetos explicativos de como formar a Comissão; e o curso autoformativo Avaliação textual: análises e propostas, destinado a todos os integrantes das Comissões Julgadoras Escolares, municipais e estaduais.

Saiba mais sobre os cursos

Atenção! O período para realização das Comissões Julgadoras Escolares e envio das produções selecionadas é de 12 a 19 de agosto – e não será prorrogado!

Qual o próximo passo?

Após a formação da Comissão Julgadora Escolar, esta deverá selecionar os textos e documentários produzidos pelos alunos e professores da escola, tanto as das redes estaduais quanto as das redes municipais. Os selecionados deverão ser digitados e postados no ambiente virtual do portal Escrevendo o Futuro.

Para enviar os materiais, é necessário que o(a) diretor(a) da escola esteja cadastrado(a) no portal. Antes de acessar o site, é recomendado que o(a) diretor(a) verifique se consegue efetuar o login normalmente. Caso necessite de ajuda e dúvidas, recomenda-se entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800-771-9310.

O passo a passo para o envio dos textos e documentários está disponível no tutorial abaixo:

Em caso de dúvida ou dificuldade técnica, vale também enviar um e-mail para o suporte escrevendocursos@cenpec.org.br.

Saiba mais