Olimpíada de Língua Portuguesa faz seu quinto e último webinário

-

Olimpíada de Língua Portuguesa faz seu quinto e último webinário

Com aproximação da Etapa Regional, concurso realiza webinário para tirar dúvidas, fazer balanços e informar sobre oficinas de semifinalistas

Com a chegada da Etapa Regional (Semifinal), que começa na próxima semana, a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa vai ficando mais perto de seu desfecho, que acontece daqui a cerca de dois meses, em dezembro.

Etapa regional e oficinas para semifinalistas

Atualmente, professores e estudantes estão sendo selecionados pelas Comissões Julgadoras Estaduais. Os escolhidos nessas Comissões vêm, então, a São Paulo participar da etapa mais esperada do concurso: as Oficinas dos Semifinalistas. São grandes encontros entre professores e estudantes de todo o País, com representantes de todas as cinco regiões brasileiras.

Por três dias, os semifinalistas participam de atividades pedagógicas e culturais, com equipe de monitores para cuidar da estadia de crianças e jovens, e conhecem pontos turísticos da capital paulista. Será realizada uma oficina para cada gênero textual/vídeo da Olimpíada. Confira o calendário dos encontros.

  • Crônica – 23 a 25 de outubro
  • Memórias Literárias – 28 a 30 de outubro
  • Poema – 4 a 6 de novembro
  • Documentário – 11 a 13 de novembro
  • Artigo de opinião – 17 a 19 de novembro

As oficinas têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e de escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente.

Os estudantes semifinalistas terão também a oportunidade de refletir sobre seus textos/vídeos com o apoio da equipe técnica do CENPEC Educação e de seus professores e produzirão outros textos que serão usados para subsidiar a análise e a seleção dos finalistas da Olimpíada. Os finalistas serão anunciados pelas Comissões Julgadoras Regionais ao final dos encontros.

Último webinário

Para dar conta das dúvidas que podem aparecer nesse momento, a Olimpíada realiza nesta quinta-feira (17) seu quinto e último webinário, transmitido ao vivo pelo portal Escrevendo o Futuro a partir das 10h (horário de Brasília).

O webinário conta com apresentação de Esdras Soares e Patrícia Calheta, da equipe do Programa Escrevendo o Futuro, e trata de responder dúvidas enviadas na página do programa e ao vivo.

Além disso, será retomado um histórico das etapas do concurso até aqui e serão dadas informações sobre as Oficinas. Outro dado interessante são dados que os apresentadores darão sobre o concurso, que chegou a 87% dos municípios brasileiros e envolveu mais de 42 mil escolas.

O Portal CENPEC Educação retransmite o webinário na home. Acompanhe.

Assista também no portal Escrevendo o Futuro

Veja como foram os outros quatro webinários