Novos caminhos para a educação integral e inclusiva
Parceria entre Itaú Social, UNICEF e CENPEC Educação desenvolve programa de formação e fomento financeiro a OSCs que trabalham em prol do desenvolvimento de crianças e adolescentes
Olhar para o entorno, apurar a escuta da comunidade e assim construir novos caminhos para a melhoria da educação integral e inclusiva a crianças e adolescentes presentes no território. Essa é a proposta da nova iniciativa voltada a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de todo o Brasil que trabalham nessa perspectiva educacional: o Programa Itaú Social UNICEF.
Parceria entre Itaú Social, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e CENPEC Educação, a proposta é fruto das experiências adquiridas com o Prêmio Itaú-UNICEF, que por 25 anos reconheceu e estimulou iniciativas da sociedade civil visando a ampliação de tempos, espaços, conteúdos e formas de aprendizagem dentro e fora da escola.
Segundo Milena Duarte, coordenadora de Fomento do Itaú Social, o Programa nasce das reflexões sobre os aprendizados construídos na trajetória do Prêmio, a partir do diálogo e atuação junto às OSCs de diferentes regiões do país que atuam pela educação integral de crianças e adolescentes.
Foto: acervo Itaú Social
Nesse período, o Itaú Social estruturou como pilar de atuação o fortalecimento da sociedade civil, na perspectiva de que é necessário contribuir para que as organizações da sociedade civil desenvolvam cada vez mais um olhar estratégico sobre sua missão e suas ações.
Nesse sentido, o Programa nasce com esse olhar e se apresenta como convite formativo para que as OSCs possam se olhar institucionalmente, escutar os profissionais, as crianças, os adolescentes, as famílias, a comunidade, para pensar como tem sido esse caminhar. A partir disso, analisar como dialogam com esse território e como promovem transformação e aprendizagens para esses meninos e meninas.”
Milena Duarte, coordenadora de Fomento do Itaú Social
A escuta e articulação com a comunidade que vive no território de atuação das OSCs é um objetivo visado pelo Programa. “Pensar o desenvolvimento integral envolve um olhar articulado com diferentes atores e instituições presentes nos territórios, como escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), demais OSCs, coletivos, entre outros”, reflete Julia Ribeiro, oficial de educação da UNICEF Brasil.
Foto: acervo UNICEF
Desenvolver um trabalho articulado com as ações que já são desenvolvidas no território requer uma sensibilidade que nasce da escuta e aproximação das organizações com os membros de sua comunidade. A existência desse espaço de aproximação pode contribuir para a garantia de direitos de crianças e adolescentes, que podem não estar sendo assegurados.
Nesse sentido, o Programa Itaú Social UNICEF propõe um espaço de reflexão, coletivo e colaborativo, sobre as ações das OSCs e sua articulação no território, a fim de construir um plano de intervenção que responda às diferentes demandas e complexidades que vivenciamos no cenário atual.”
Julia Ribeiro, oficial de educação da UNICEF Brasil
Formação, escuta e construção colaborativa
O Programa Itaú Social UNICEF oferece um percurso formativo on-line que tem como objetivo apoiar as organizações a rever sua história e sua articulação com parceiros do território, a fim de construir novas maneiras de atuar com o público-alvo, tendo em vista uma educação integral e inclusiva de qualidade.
Foto: arquivo pessoal
Esperamos que, por meio do percurso formativo, as OSCs consigam mobilizar os diferentes atores que fazem parte do cotidiano das instituições e dos territórios para construir planos de intervenção que dialoguem com as demandas relacionadas à educação integral de crianças e adolescentes de cada localidade.”
Letícia Araújo Moreira da Silva, coordenadora do Programa pelo CENPEC Educação
Ao longo dos três meses de percurso, as OSCs participarão de reflexões e práticas em torno de três eixos da educação integral e inclusiva: desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, desenvolvimento institucional e articulação no território. Além disso, as OSCs serão estimuladas a refletir sobre a temática da diversidade e propor ações para o enfrentamento de preconceitos de raça/etnia, gênero, sexualidade e pessoa com deficiência.
Planos de intervenção, avaliação e fomento
Além de realizar as atividades propostas nas três estações (ambientes virtuais de aprendizagem) que compõem o percurso, as organizações serão orientadas a construir planos de intervenção para os respectivos territórios de atuação. “Acreditamos que a construção colaborativa deste plano de intervenção fortalecerá as organizações e as apoiará no desenvolvimento de ações consistentes e em consonância com sua missão”, afirma Letícia Araújo.
Esses planos, que deverão ser entregues ao final dos três meses de formação, assim como toda a participação das OSCs no percurso, serão avaliados por uma comissão técnica e pelas próprias organizações participantes segundo critérios estabelecidos pelo Programa. Ao final, serão selecionadas 40 OSCs que receberão, durante 18 meses, assessoria técnica e fomento financeiro de até R$ 100.000,00 para implementarem seus planos de intervenção.
Como participar?
De 20/7 a 21/8, estará aberta a etapa de adesão ao Programa. Durante esse período, as OSCs interessadas devem entrar no site para cadastrar seus dados institucionais, que passarão por uma análise a fim de verificar se as instituições estão aptas a participar do percurso formativo.
Podem aderir ao Programa para integrar o percurso formativo as OSCs que:
atuam no território brasileiro há mais de um ano com crianças e adolescentes na perspectiva da educação integral e inclusiva;
desejam olhar para sua história e sua forma de atuar com o público-alvo, assim como repensar suas práticas de gestão.
pretendem aprimorar a escuta junto ao território para ampliar os resultados de sua atuação.
As organizações selecionadas após a análise de dados terão acesso ao percurso formativo on-line, que se iniciará no dia 31/08 e terá a duração de três meses.
Rede pela educação integral e inclusiva
Uma ideia central no Programa é o papel da escuta e da integração entre organizações que promovem a educação integral e inclusiva em diferentes localidades brasileiras. Nesse sentido, um dos frutos da iniciativa será a composição de uma rede virtual colaborativa aberta a todas as OSCs inscritas. “Ao criarmos este movimento, esperamos que as organizações se fortaleçam na busca de soluções inovadoras e eficientes, ao compartilhar experiências entre pares com propósitos e desafios similares”, revela Letícia Moreira.
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