Respostas para o Amanhã: novidades à vista!

-

Respostas para o Amanhã: novidades à vista!

Em razão da pandemia de Covid-19, o período para inscrição de projetos foi prorrogado até 10 de agosto. Outras ações do programa, como a participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, serão realizadas on-line. Confira!

O período para inscrição de projetos envolvendo as áreas de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias na 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã (RPA), que se iniciou no 10/03, foi prorrogado até dia 10/08. A mudança no cronograma foi feita em razão das medidas necessárias para conter a pandemia de Covid-19. Outras datas tiveram alterações.

Acesse o site do Prêmio para conferir o novo cronograma e saber como se inscrever


App RPA

Uma novidade da 7ª edição do Prêmio é o lançamento de um aplicativo, desenvolvido pela Samsung, que dá acesso a informações sobre o programa e permite o acompanhamento dos projetos.

Por meio do aplicativo, é possível, por exemplo, fazer download da ficha de inscrição, ter acesso ao regulamento e conferir material exclusivo com informações complementares sobre a abordagem STEM (em inglês, science, technology, engineering, and mathematics – ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

Disponível para download gratuito na Play Store, o app pretende facilitar o acesso dos professores e estudantes a detalhes dos prazos para preenchimento da ficha de inscrição e envio de documentação necessária à participação.

Além do app, o RPA disponibilizou um vídeo tutorial com dicas importantes para os professores inscreverem as propostas de suas equipes.

education, engineering, math, school, science, stem, technology icon

Quem pode inscrever projetos?
Professores de biologia, físicaquímica e matemática ou outras disciplinas relacionadas às áreas das ciências da natureza e da matemática e suas tecnologias que lecionem no ensino médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal.


Participação na FEBRACE 2020

Vídeo de abertura da FEBRACE 2020. Foto: reprodução
Vídeo de abertura da FEBRACE 2020. Foto: reprodução

O Respostas para o Amanhã marca presença na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece de 23/03 a 04/04. Este ano, a Feira está sendo transmitida totalmente on-line e pode ser acompanhada em tempo real pelo canal da organização no YouTube.

No dia 30/03, das 16h às 16h45, haverá o painel on-line O que você quer fazer pelo futuro hoje, @?, com a pauta STEM na educação. O painel terá a participação da professora Mariana Lorenzin, especialista nessa abordagem; Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação; e Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung. Assista abaixo.

Além disso, a Samsung conta com um estande virtual com cursos on-line gratuitos e certificados, informações sobre o RPA, infográfico sobre abordagem STEM, além de depoimentos de educadores e estudantes vencedores de edições anteriores. Os visitantes também podem se cadastrar na sétima edição do Prêmio. O acesso a esses materiais acontece também via link de streaming.


Respostas para o Amanhã a desafios atuais

Respostas para o amanhã - build 8254 master 25/03/2020 22:31:55

Iniciativa da Cidadania Corporativa da Samsung com a coordenação técnica do CENPEC Educação, o Prêmio Respostas para o Amanhã busca fomentar o aprendizado por projetos que articulem ciências da natureza e matemática em soluções criativas relevantes para uma sociedade mais sustentável.  A ideia é revelar projetos inspiradores desenvolvidos em escolas públicas nessas áreas do conhecimento, com suporte das engenharias e da tecnologia.

Para isso, o programa desafia professores e estudantes do ensino médio a aplicar a abordagem STEM (em inglês, science, technology, engineering, and mathematics – ciência, tecnologia, engenharia e matemática) em soluções inovadoras a problemas reais – locais ou globais.


Veja também

7ª edição do Prêmio: participe!

Infográfico STEM: ciências e matemática articuladas na aprendizagem

Ciência se faz na escola

Deixe um comentário