Metodologias ativas e trabalho por projetos é tema de debate nesta sexta (26)

-

Metodologias ativas e trabalho por projetos é tema de debate nesta sexta (26)

Webinar Metodologias ativas e o trabalho por projetos no Ensino Médio, realizado pelo Prêmio Respostas para o Amanhã, acontece nesta sexta-feira (26), das 15h às 16h

Por Gustavo Paiva

Como engajar os estudantes do outro lado da tela? Não há uma única resposta para essa pergunta, mas o webinar Metodologias ativas e o trabalho por projetos no Ensino Médio, que será realizado pelo Prêmio Respostas para o Amanhã, promete trazer alguns caminhos possíveis para envolver os jovens em uma experiência significativa de aprendizagem não-presencial.

A atividade acontece nesta sexta-feira (26), das 15h às 16h, com transmissão ao vivo pelo canal do projeto no YouTube e no Facebook.

Acompanhe o webinar pelos canais do Respostas para o Amanhã no YouTube e no Facebook

O encontro contará com a participação das palestrantes Lilian Bacich, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo (USP), e Débora Garofalo, especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Gestora de Tecnologias da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

A mediação será feita por Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung, e Beatriz Cortese, Gerente de Tecnologias Educacionais do CENPEC Educação.

O webinar é o segundo promovido neste ano pelo Prêmio Respostas para o Amanhã, em uma série de ações sobre tecnologia e educação, que tem como objetivo apoiar o trabalho de professores na oferta de atividades não-presenciais em meio à pandemia do novo coronavírus.


O uso do celular como recurso nos processos de ensino-aprendizagem

O primeiro encontro virtual, realizado no dia 5 de junho, teve como tema o uso do celular como recurso nos processos de ensino-aprendizagem e contou com a participação do professor Richard Romancini, da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, e Renato Citrini, Gerente Sênior de Produto de Dispositivos Móveis da Samsung. Veja como foi:

Com base nas informações do primeiro webinar, foi elaborado o ebook O uso do celular como recurso nos processos de ensino-aprendizagem, com propostas e dicas de alternativas para garantir o aprendizado e promover novas oportunidades de transformação digital e educação.

Confira aqui o ebook


Sobre o Prêmio Respostas para o Amanhã

O Prêmio é uma iniciativa global da Samsung e busca fomentar o aprendizado por projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, articulando as Ciências da Natureza e Matemática.

Com coordenação técnica do CENPEC Educação, o Prêmio está presente no Brasil desde 2004 e já recebeu mais de 6,6 mil inscrições, com mais de 4 mil escolas participantes.

Em sua 7ª edição, realizada em 2020, o tema do Respostas para o Amanhã é O que você quer fazer pelo seu futuro hoje, @? As inscrições para a edição deste ano estão abertas até o dia 10 de agosto. Participe!

Conheça o Prêmio Respostas para o Amanhã