Jeduca realiza webinário sobre regime de colaboração

-

Jeduca realiza webinário sobre regime de colaboração

Evento abordou desafios, perspectivas e experiências pautas no regime de colaboração previsto na LDB. Assista ao vídeo

Previsto na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o regime de colaboração é uma figura jurídica fundamental para os sistemas de ensino, por meio da qual são definidos como a União, estados e municípios se articulam para a garantia da educação pública – mas é pouco explorada em notícias e artigos. Pensando nisso, a Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) organizou nesta segunda-feira, 01/04, um webinário sobre os desafios e perspectivas do regime de colaboração. Assista ao vídeo.

O objetivo do webinário foi apresentar e discutir aspectos centrais do regime de colaboração, que já conta com experiências no País envolvendo parcerias entre redes de ensino para otimizar esforços e recursos. Os formatos são variados: consórcios públicos, redes colaborativas e os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE).

Entre experiências interessantes, estão o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará, que resultou em melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

O webinário contou com a participação de Binho Marques, consultor em gestão pública, ex-titular da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação e membro do Conselho de Administração do CENPEC; Cybele Amado de Oliveira, diretora-executiva do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP); e Fernando Abrucio, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A mediação foi do jornalista Ricardo Falzetta, membro do Comitê Editorial da Jeduca.

Assista também no canal da Jeduca no YouTube