A importância da alfabetização para a cidadania

-

A importância da alfabetização para a cidadania

No Rio de Janeiro, curso gratuito oferecido pela Fundação Getúlio Vargas debate letramento e alfabetização como base para a inclusão social

No dia 23/05, o Centro de Excelência e Inovação em Política da Fundação Getúlio Vargas (CEIPE-FGV) ministra o curso “Alfabetização e Letramento: Métodos, Políticas Públicas e Desafios”. O evento é gratuito e será no Centro Cultural FGV, no bairro do Botafogo, Rio de Janeiro (RJ), a partir das 9h.

Dirigido pela professora Claudia Costin, o CEIPE convida duas especialistas para apresentar métodos e políticas públicas de alfabetização e letramento desenvolvidos e implementados no Brasil e no exterior.

O diálogo aborda as formas de capacitar e exercitar os indivíduos para a cidadania, por meio do conhecimento escolar.

Francisca Maciel, diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE), da Universidade Federal de Minas Gerais; e Tiana Tapety, secretária de Educação de Oeiras (PI), apresentam conceitos, práticas e desafios enfrentados por gestores e professores alfabetizadores no cotidiano das escolas, em um mundo onde a escrita e a leitura são as principais formas de inclusão social.

Inscreva-se

Educação como ferramenta de inclusão

No Portal CENPEC Educação, você encontra materiais pedagógico de leitura e escrita, com jogos, cadernos de atividades, entrevistas, projetos e reportagens sobre o tema.

A seção traz conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira e indígena, destacando, por exemplo, a reportagem de Mônica Cardoso sobre multilinguismo, o artigo de Tamara Castro sobre alfabetização e letramento indígena e quatro cadernos da coleção Currículo em Debate.

Confira algumas reportagens de destaque: