Formação em aprendizagem e serviço solidário

-

Formação em aprendizagem e serviço solidário

Centro de estudos argentino promove curso para associar aprendizagem e solidariedade

A solidariedade pode ser aprendida em sala de aula? Este é um dos temas dos cursos a distância do Centro Latino-americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS – Centro Latinoamericano de Aprendizaje y Servicio Solidario, em espanhol). O CLAYSS faz parte da Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária, que é coordenada pelo CENPEC Educação com apoio da Rede Ibero-Americana de Aprendizagem-Serviço.

A proposta visa construir e trilhar caminhos no Brasil por meio de desenvolvimento de conteúdos e troca de experiências práticas de atividades de aprendizagem solidária. As ações envolvem desenvolvimento humano e social nas mais diversas áreas do conhecimento.

flyer-capacitación-portu_2019_2cohorte.jpg

Sobre os cursos

Os cursos a distância são dirigidos para o desenvolvimento de projetos educativos solidários de acordo com a pedagogia da aprendizagem-serviço solidário. O Clayss vai propor estratégias para planejar, implementar e institucionalizar projetos educativos solidários em escolas e organizações da sociedade civil.

Por meio de materiais bibliográficos, troca de experiências e debates com especialistas, os participantes poderão explorar estratégias de articulação com escolas, universidades e organizações, sempre em parceria com a comunidade.

As aulas são voltadas para diretores e professores da Educação Básica, Ensino Médio e Ensino Superior; além de lideranças comunitárias, membros de organizações da sociedade civil e os demais profissionais da educação.


Introdução a aprendizagem e serviço solidário

O primeiro curso ocorre em agosto e setembro e todas as aulas serão online via plataforma do CLAYSS. As inscrições estão abertas até dia 24 de julho e devem ser feitas via formulário.

Inscreva-se aqui

Bolsas de estudo

Os estudantes que concluírem a primeira fase do curso de Introdução podem solicitar uma bolsa para continuar a formação em Desenvolvimento de projetos de aprendizagem e serviço solidário, segunda parte da formação.

A segunda fase acontece em outubro e novembro. O foco é desenvolver projetos que, através de conteúdos curriculares, influenciem a comunidade ao redor da escola. Baseados na pedagogia de aprendizagem e serviço solidário, o planejamento do projeto é personalizado para a instituição ou organização que o participante fizer parte.

Saiba mais sobre o curso