Formação docente e ensino básico

-

Formação docente e ensino básico

Webinário traz especialistas em educação para explicar e debater os desafios da formação docente

Baseado na pesquisa Cenários da formação do professor no Brasil e seus desafios, o portal Jeduca realizou na quinta-feira (6) um webinário de mesmo nome. A pesquisa, realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC ) e UNESCO Brasil, analisa o cenário da formação docente no País entre 2001 e 2016.

Participaram do webinário a pesquisadora aposentada da FCC e coordenadora da pesquisa, Bernardete Gatti, e o chefe da Unidade de Desenvolvimento Docente e responsável pelas áreas de Pesquisa, Educação Superior e Interculturalidade da OREALC (Escritório Regional da Unesco de Educação para a América Latina e o Caribe) no Chile, Carlos Vargas.

Vargas falou sobre a qualificação dos professores da América Latina e Caribe, além da diversidade dos programas de formação na região. O especialista comentou sobre a importância da formação de docentes para cumprir as metas de educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos, presentes no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4.

A qualidade da formação docente é apontada como fundamental para melhoria da educação básica no Brasil. Para explicar o livro, Gatti trouxe um amplo painel sobre a docência nas dimensões da formação, trabalho e profissionalização. Os dois volumes da obra anteriores foram lançados em 2009 e em 2011. Assista ao webinário completo.