-
Ensino remoto: dicas práticas sobre ferramentas na web
Compilamos diversos tutoriais e dicas para explorar todo o potencial das ferramentas on-line no momento de planejar a sua aula a distância
- José Alves
Por Stephanie Kim Abe
Educadores de todo o país estão há três meses se adaptando às aulas remotas, com o fechamento das escolas por causa da pandemia de Covid-19. Eles têm aprendido a pesquisar na Internet as ferramentas e recursos que podem dar suporte para a realização das atividades e continuidade ao processo de aprendizagem dos alunos.
Nesse cenário, toda ajuda é necessária. A Secretaria Estadual de Educação de Goiás, por exemplo, disponibilizou em sua página oficial uma série de tutoriais para aulas não presenciais.
O CENPEC Educação garimpou diversos sites e plataformas em busca de outras dicas para ajudar os professores a tirar maior proveito dessas ferramentas on-line.
As possibilidades e ferramentas a serem utilizadas nos ambientes virtuais são muitas, mas antes de qualquer planejamento é preciso diagnosticar as condições de acesso dos seus estudantes.
Se a Internet deles não é muito boa, não vale fazer uma videochamada. Se a maioria deles acessa a Internet pelo celular, é preciso pensar quais ferramentas têm boa usabilidade e quais sites têm boa leitura pelo dispositivo móvel.
No e-book O uso do celular como recurso nos processos de ensino-aprendizagem, elaborado pelo Prêmio Respostas para o Amanhã, são colocadas algumas realidades que precisam ser levadas em conta e como elas impactam os caminhos que o professor deve seguir para transmitir suas aulas:
Eventualmente, o aluno não tem uma banda larga suficiente para assistir aos vídeos que o professor faça. Nesse caso, o uso apenas do áudio pode facilitar a transmissão de conteúdos. Gravar as aulas que utilizam o vídeo em tempo real é também uma alternativa para os alunos que não têm boas conexões de Internet
Trecho do e-book O uso do celular como recurso nos processos de ensino-aprendizagem
Confira as dicas no e-book O uso do celular como recurso nos processos de ensino-aprendizagem
Uma vez realizado esse diagnóstico e escolhida a melhor forma tanto para o educador quanto para os estudantes, é hora de colocar a mão na massa e partir para a ação. Veja abaixo a nossa seleção de tutoriais já publicados na web que trazem ótimas dicas práticas.
Independentemente do tipo de vídeo você for gravar, é preciso levar em conta o enquadramento, a iluminação e a qualidade do som. E não precisa ser nenhum operador de câmera ou produtor para garantir que esses três pontos estejam presentes na sua produção.
Neste vídeo do professor Ney Mello para o Canal Futura, com menos de dois minutos de duração, são dadas seis dicas básicas de como gravá-los, considerando os pontos abordados no parágrafo acima:
Nem sempre a imagem do professor falando é a melhor técnica para passar um conteúdo. Há vídeos, por exemplo, que mostram somente a mão sobre uma folha de papel. Essa maneira de gravar é ótima para explicar exercícios no livro, por exemplo, já que o foco é o conteúdo impresso.
O Professor Pinguim, do canal Pinguim Vídeo Física, fez um vídeo explicativo sobre como gravar nesse formato, de maneira bem prática e sem precisar de nada que já não exista em casa. Ele também dá dica de qual aplicativo usar para editar o vídeo, se preciso.
A depender da complexidade do assunto e da forma como você quer transmiti-lo, vale fazer um roteiro.
Caso queira utilizar uma apresentação de slides e gravar uma aula falada, é possível utilizar a ferramenta Open Broadcaster Software, um software livre e de código aberto para gravação de vídeo e transmissão em tempo real. No site educacaoaberta.org há um tutorial que explica como gravar apresentações com narração em vídeo utilizando essa ferramenta.
O Canal Tech traz também dicas de como planejar, gravar e editar uma videoaula usando aplicativos no seu celular e 5 dicas essenciais para professores prepararem uma videoaula de qualidade.
Já no Portal Porvir, é possível conferir como professores YouTubers ensinam a criar videoaula de sucesso.
O roteiro da aula também serve para quem quer fazer uma videochamada ao vivo com os alunos. Na transmissão, é importante garantir um ambiente sem ruídos. Mesmo que seja ao vivo, tenha em mente que a dinâmica não é a mesma da sala de aula. A atenção dos alunos é menor, já que não é presencial, e por isso procure ser mais breve e direto ao ponto.
Em matéria da Nova Escola, a professora de Física Samara Brito, co-fundadora da Amplifica, aconselha que o roteiro da aula on-line ao vivo tenha três momentos: acolhida, desenvolvimento do conteúdo e entrega.
Veja todas as dicas para preparar uma aula a distância
É importante também decidir qual plataforma usar para essas aulas ao vivo. Algumas delas são o Zoom, o Google Meets e o Microsoft Teams. Veja abaixo um tutorial sobre como configurar uma videoaula no Microsoft Teams:
Para saber mais, conheça os principais aplicativos e ferramentas para chamadas de vídeo.
Para quem está dando aulas on-line, a apresentação de slides é uma ferramenta muito importante para se apoiar e organizar o conteúdo que precisa ser oferecido. Uma boa apresentação prende a atenção do aluno e facilita a compreensão do conteúdo ministrado. Uma apresentação ruim pode confundi-lo mais e até dispersá-lo durante a aula.
Algumas regras de ouro sempre foram muito importantes para uma boa apresentação, recurso que também é utilizado nas aulas presenciais: letras em tamanho legível, tópicos e textos curtos, fundos claros e letras escuras.
Se os alunos vão assistir à apresentação pelo celular, é mais importante ainda pensar no tamanho da letra, já que a tela é pequena, e na moderação nas imagens utilizadas.
Vale dar uma olhada no material da Nova Escola com 10 dicas para uma boa apresentação de slides.
O PowerPoint, ferramenta mais utilizada para fazer slides, tem muitas funcionalidades que podem ajudar a criar uma aula. No canal do YouTube Sala de Aula .online, Eduardo Gula explica direitinho como é simples fazer uma videoaula com áudio e animação apenas com o PowerPoint.
No canal do YouTube Nespol, o tutorial é mais explicativo, começando desde a escolha do fundo dos slides e a animação das imagens até a conversão do slide para o formato vídeo.
Outra ferramenta para apresentação de slide é o Prezi. Veja dicas das suas funcionalidades e de como utilizá-lo, no blog Hotmart.
Segundo pesquisa divulgada em fevereiro de 2020, do Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares brasileiros. Não à toa, tem sido a principal forma de comunicação entre professores e alunos ou familiares neste momento de ensino remoto.
O que poucos sabem é que há muitos recursos do aplicativo que podem facilitar a vida do professor nessa comunicação, como favoritar uma mensagem importante para que ela não se perca na conversa, usar hashtags para encontrar mensagens e garantir que só o administrador do grupo possa mandar algo em determinados momentos.
Para aprender como fazer tudo isso, veja as 7 dicas para o uso do WhatsApp na educação do ChatClass e as 8 dicas do WhatsApp para escolas, professores e educadores, no Tecnoblog.
O Google Sala de Aula é um serviço da Google que busca facilitar a comunicação entre professores e estudantes. Entre as suas funcionalidades, estão a possibilidade de enviar e programar atividades e materiais, e dar feedback, como notas e comentários, para os alunos.
O professor Felipe Magalhães publicou um tutorial básico para educadores de como utilizar essa sala de aula virtual. Na descrição do vídeo, é possível encontrar a minutagem das partes e ir direto ao tópico que mais lhe interessa.
Vale lembrar que os arquivos trocados ficam guardados no serviço de nuvem Google Drive e as atividades com datas de entrega aparecem no Google Agenda. Também é possível agendar uma aula on-line pelo Google Sala de Aula e já gerar o link para o Google Meets:
O Google Documentos, Google Planilhas, Google Apresentações e Google Formulários também são ferramentas da empresa que permitem a criação de conteúdo de forma colaborativa e simultânea. Elas podem ser utilizadas para realizar atividades, exercícios e questionários dinâmicos construídos por diversos estudantes ao mesmo tempo.
Também é possível obter dicas e ajuda na página oficial de suporte do Google Sala de Aula.
Alguns professores preferem manter a comunicação pelas redes sociais, como o Facebook. Isso porque muitos alunos já estão cadastrados na rede, sabem como utilizá-la e, portanto, têm mais familiaridade com ela.
Entre as suas funcionalidades, o Facebook permite que o professor crie uma lista com os seus alunos (e assim selecione quais conteúdos da sua linha tempo ele quer que os estudantes tenham acesso, mantendo suas postagens pessoais separadas das profissionais) e tenha grupos privados com eles, onde pode compartilhar atividades, textos, vídeos etc.
Nesta matéria da Nova Escola sobre como usar as redes sociais na Educação, há dicas sobre recursos do Facebook e Instagram que podem ajudar os educadores e as escolas.
Mesmo se os professores não utilizarem o YouTube, os seus alunos com certeza o farão, já que é uma das redes mais populares entre os jovens. Além de subirem os seus próprios vídeos, os educadores podem criar listas de reprodução e playlists para organizar os conteúdos por turma ou assunto, salvar os vídeos que lhes interessam e permitir que os alunos interajam por meio dos comentários.
Para quem ainda não se convenceu, a Nova Escola traz 8 razões para usar o Youtube em sala de aula.
Mas, de qualquer forma, ninguém é obrigado a criar videoaulas para oferecer o conteúdo. Se a ideia é diversificar utilizando vídeos, é só saber fazer a curadoria do material que já existe na web. O YouTube mesmo está cheio de bons canais de videoaulas – é só saber onde encontrá-los, como no YouTube Edu.
Conheça o YouTube Edu: canais de videoaulas para ajudar professores e alunos
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 months 27 days | This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks. |
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_ga | 1 year 1 month 4 days | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gat_gtag_UA_* | 1 minute | Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
ai_session | 30 minutes | This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform. |
ai_user | 1 year | A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
__cflb | 23 hours | This cookie is used by Cloudflare for load balancing.nn |
WFESessionId | session | No description available. |