Documento reúne indicadores para avaliação de Projetos de Leitura e Escrita

-

Documento reúne indicadores para avaliação de Projetos de Leitura e Escrita

Documento elaborado pela Rede LEQT auxilia avaliação de projetos de Leitura e Escrita através de indicadores de qualidade

Voltada à escolas, bibliotecas e outras ações comunitárias, a Rede de Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (LEQT) lança os Indicadores LEQT – Qualidade em Projetos de Leitura. O documento reúne um conjunto de normas a serem utilizados em processos de monitoramento e avaliação de projetos literários.

A proposta dos Indicadores é promover uma reflexão sobre formas de atuação em ações e projetos, a partir de casos reais. As instituições que compõem a rede LEQT, como o CENPEC Educação, foram usadas como base na fase inicial da formulação do documento.

O projeto Entre na Roda, uma iniciativa da Fundação Volkswagen com assessoria técnica do CENPEC Educação, foi uma das referências para a construção do quadro de indicadores do documento. O projeto é de 2016 e foi proposto nos municípios de Boituva (SP) e São Bernardo do Campo (SP) e teve 95% dos professores de ambas as redes participando de atividades de leitura e escritas.

Os indicadores

O documento reúne 92 indicadores a serem utilizados conforme a natureza de cada projeto ou ação. A publicação orienta ainda sobre como fazer processo seletivo, construção de instrumentos de coleta de dados, formulação de tabelas e obtenção de análise dos resultados.

Os Indicadores de Qualidade em Projetos de Promoção da Leitura abordam
três esferas: escolar, bibliotecas públicas (incluindo bibliotecas instaladas em espaços públicos) e ações comunitárias. Além disso, as diretrizes foram organizadas em cinco dimensões: política, infraestrutura, formação de profissionais, práticas de promoção da leitura e mudanças.

Quadro com descrição das dimensões usadas para definir os Indicadores, disponível na página 9 do documento.
Fonte: Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos/Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)

A origem do projeto

A iniciativa Indicadores LEQT – Qualidade em Projetos de Leitura passou por uma fase piloto de testes até chegar a esta versão final. Em 2018, uma aplicação experimental do conjunto de indicadores foi realizada junto ao Leia Comigo!, projeto de incentivo à leitura criado em 2000 pela Fundação Educar DPaschoal.

Essa aplicação piloto foi bastante útil porque conseguimos fazer correções. Além disso, a experiência também serviu para a Fundação como um guia a fim de olhar para algumas coisas sobre as quais nunca tinha se debruçado no quesito avaliação”.

Roberto Catelli, consultor da Ação Educativa e um dos coordenadores da iniciativa, em entrevista para o portal da Gife.

A primeira versão dos Indicadores foi feita com base em informações de entrevistas qualitativas, revisão bibliográfica e análise de ferramentas já existentes. Esta segunda versão nasce após leitura crítica e voltada mais objetivamente para a avaliação no campo de promoção da leitura.

Baixe o documento

Leia mais: