Dia da Educação: é urgente garantir qualidade e equidade para todas e todos!

-

Dia da Educação: é urgente garantir qualidade e equidade para todas e todos!

Nesta importante data, destacamos a necessidade de toda a sociedade debater as pautas atuais no cenário educacional e se engajar na luta pela educação pública

Por Stephanie Kim Abe

Desde que representantes de cerca de 180 países se reuniram no Fórum Mundial da Educação, em Dakar (Senegal), em 2000, se comprometendo a garantir o direito a uma educação de qualidade  com equidade a todas e todos, o dia 28 de abril passou a ser comemorado como o Dia da Educação. 

Mas, para nós do Cenpec, todo dia é dia da educação. Afinal, seja em formações, oficinas e reuniões com equipes das escolas e secretarias junto às quais realizamos projetos; seja em pesquisas e avaliações com instituições parceiras; ou mesmo neste Portal, publicando matérias dos temais mais atuais e relevantes para a comunidade escolar, nós estamos diariamente descobrindo e refletindo sobre os problemas locais e nacionais que as escolas brasileiras enfrentam e discutindo e pensando soluções em conjunto

Estar antenadas(os) para os assuntos da Educação brasileira é o nosso dever – ainda mais em ano de eleição presidencial. Como escreveu Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec, no artigo “A educação que queremos“, publicado hoje no jornal Estado de Minas:

Foto: acervo pessoal

Sendo este um ano de eleições, temos a chance de mudar os rumos da educação para os próximos anos. Para isso, é fundamental que a sociedade reivindique o patamar prioritário que a educação merece ocupar na agenda política do país e esteja atenta às questões mais urgentes, que necessitam avançar.”

Anna Helena Altenfelder


A implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE) é uma delas, pois é um passo fundamental na articulação das três instâncias da federação a fim de construir e consolidar um pacto federativo pela educação. Não à toa, essa foi uma das questões abordadas nas produções do Portal Cenpec ao longo do último ano. 

Na nuvem de palavras a seguir, elencamos alguns desses principais temas que nos são caros e que devem estar em pauta se queremos uma educação de qualidade para todos e todas. Ao clicar em cada termo, é possível acessar as matérias publicadas no Portal sobre o assunto. Confira a cobertura destes temas ao longo deste ano em nosso Portal. (Clique em + sobre as tags para acessar os conteúdos referentes a cada um desses temas.)

Como conclui Anna Helena Altenfelder no artigo citado anteriormente, 

O projeto de educação que queremos, isto é, pautado pela universalização do acesso e garantia de qualidade para todas e todos, é um sonho mais que possível. E mais do que isso, é uma questão estrutural para que o país possa se desenvolver e prosperar em todos os setores. Que saibamos usar a janela de oportunidade que se abre pelo exercício democrático para (re)construir uma agenda educacional promotora da justiça social.”

Anna Helena Altenfelder

Confira o artigo completo.


Nossos projetos nas redes sociais

Em nossas redes sociais, estamos contando, ao longo dessa semana, um pouco sobre as iniciativas em prol da educação de qualidade com equidade para crianças, adolescentes e jovens que tocamos pelo Brasil afora – e que mostram o nosso compromisso com a educação. 

Convidamos todos e todas a conhecerem mais sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa, o projeto Letra Viva Alfabetiza, a iniciativa brasileira do Solve for Tomorrow, e por aí vai.

Confira abaixo e siga-nos no Instagram e no Facebook!


Veja também