Gratuito, curso on-line ajuda a enfrentar a exclusão escolar

-

Gratuito, curso on-line ajuda a enfrentar a exclusão escolar

Busca Ativa Escolar na Prática atende à demanda de formação de gestores municipais e colabora para a identificação e (re)matrícula de meninas e meninos

Acontece logo mais, às 16h, o lançamento do curso a distância Busca Ativa Escolar na Prática. A proposta da formação é qualificar o trabalho de gestores e técnicos municipais quanto a ações de garantia de direitos de crianças e adolescentes à educação.

Além disso, o curso contribui para a implementação da Busca Ativa Escolar, estratégia que tem o objetivo de apoiar estados e municípios no enfrentamento da exclusão escolar, que atinge cerca de 1,9 milhão de meninos e meninas de quatro a 17 anos de idade, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc/IBGE).

Formação contra a exclusão

Autoformativo e dividido em módulos, o Busca Ativa Escolar na Prática está aberto na plataforma Google Sala de Aula e é estruturado de acordo com as funções desempenhadas por cada ator na Busca Ativa Escolar: gestor(a) político(a); coordenador(a) operacional; supervisores institucionais; técnicos verificadores; e agentes comunitários. Assista ao vídeo.

Na Busca Ativa Escolar, cada ator de um desses grupos tem um papel específico, que vai da identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até à tomada das providências necessárias para a (re)matrícula e a permanência do aluno.

Os módulos do curso podem ser trilhados a qualquer tempo e contam com vídeos, animações, estudos de caso, cards e infográficos, que ajudam a aprimorar o conhecimento sobre a estratégia. Há certificação, e qualquer profissional que já atue na Busca Ativa ou tenha interesse em atuar, em municípios que aderirem à estratégia, pode participar.

No lançamento que acontece hoje, as pessoas terão a oportunidade de conhecer os módulos, temáticas e funcionalidades do curso.

Participam do lançamento o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), a Cidade Escola Aprendiz – e o CENPEC Educação, que é responsável por produzir materiais formativos para os itinerários de cada tipo de ator na Busca Ativa Escolar, além de organizar conteúdos entregues por outros produtores.

Conheça o curso e faça sua inscrição

Serviço

  • O quê: lançamento do curso Busca Ativa Escolar na Prática
  • Quando: 23/10/19, às 16h (horário de Brasília)
  • Como: live no YouTube do UNICEF. Clique aqui para acessar.

O Portal CENPEC Educação também retransmitirá o evento, na home.

Sobre o Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar tem como principal objetivo enfrentar as causas da exclusão escolar. Para isso, UNICEF, Undime, Congemas e Conasems desenvolveram uma metodologia social e plataforma tecnológica gratuitas que colaboram com municípios e estados na identificação de crianças e adolescentes fora da escola, compreendendo-se os motivos que os levaram à exclusão. Com isso, é possível à gestão pública definir os encaminhamentos mais adequados para o seu atendimento nos diversos serviços públicos e a realização da sua (re)matrícula.

Mais  de 3 mil municípios e 15 estados já aderiram à estratégia. De junho de 2017, quando foi lançada, a outubro de 2019, cerca de 43 mil alertas de meninas e meninos fora da escola foram aprovados, 34 mil casos estão em andamento 10 mil (re)matrículas foram realizadas. Conheça mais sobre a estratégia em: buscaativaescolar.org.br.

Conheça a estratégia e faça a adesão do seu município no site oficial

Consulte a página da Busca Ativa Escolar no Portal CENPEC Educação