Caminhos da Escrita: inscrições abertas

-

Caminhos da Escrita: inscrições abertas

Escrevendo o Futuro abre hoje (16.3) inscrições para curso voltado às práticas de leitura e escrita em sala de aula. Participação é gratuita e on-line

O Programa Escrevendo o Futuro, responsável pela Olimpíada de Língua Portuguesa, abriu hoje (16) as inscrições para as primeiras turmas do curso on-line Caminhos da Escrita. Podem participar professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio de todas as redes públicas do País, assim como docentes de outros níveis de ensino que desejam desenvolver projetos de escrita.

Entre os conteúdos abordados, estão:

  • como as práticas de leitura, escrita e oralidade estão presentes no dia a dia, vinculadas às diversas esferas da vida social;
  • de que maneira trabalhar práticas sociais de letramento na sala de aula;
  • como elaborar um projeto didático de práticas de letramento.

Segundo Tereza Ruiz, da equipe do Escrevendo o Futuro:

Caminhos da Escrita é uma ótima oportunidade para educadores e educadoras refletirem sobre as práticas de leitura e escrita desenvolvidas na escola e em como engajar estudantes em propostas significativas e atraentes.

As turmas, compostas por professores e professoras de todo país, promovem um ambiente privilegiado de troca e aprendizagem na medida em que há espaço para compartilhar dúvidas e desafios, bem como buscar soluções e dividir experiências exitosas.”

Gratuito e mediado, o curso é composto por atividades de diversas naturezas: autoformativas (realizadas individualmente, sem interação ou mediação); interativas (debates em fóruns); colaborativas (realizadas coletivamente) e individuais (realizadas por escrito e comentadas pela mediadora).

“Por ser um curso a distância, permite que o tempo seja administrado da maneira mais conveniente para cada um e cada uma. Dessa forma, é possível continuar investindo na própria formação mesmo em meio às muitas demandas cotidianas”, explica Tereza.

A formação acontecerá de 23/3 a 29/6 e tem carga horária total de 80 horas. São oferecidas 600 vagas.

Para saber mais sobre o curso e inscrever-se, acesse o
Portal Escrevendo o Futuro.


Formações on-line Escrevendo o Futuro

Resultado de imagem para cronograma icon

Além de Caminhos da escrita, o Programa Escrevendo o Futuro oferece, de forma totalmente gratuita e a distância, mais quatro cursos voltado à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. São eles: Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas; Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula; Nas tramas do texto e Avaliação textual

De 30/3 a 3/4, serão abertas inscrições para Sequência didática. Confira o cronograma de cursos do 1o semestre e participe!  



Criado em 2002 pelo Itaú Social e pelo CENPEC Educação, o programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da leitura e da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras.

Em 2008, tornou-se política pública, ao estabelecer parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso que premia as melhores produções textuais de estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.


Veja também

E-book com textos da Olimpíada de Língua Portuguesa

Olimpíada de Língua Portuguesa celebra jovens poetas

O Brasil do livro didático