Coleção Antirracista: a história do Brasil na perspectiva afro-brasileira

-

Coleção Antirracista: a história do Brasil na perspectiva afro-brasileira

Com oito episódios, websérie é voltada para adolescentes, jovens e adultos e traz depoimentos de intelectuais negros e negras; saiba mais

Por Stephanie Kim Abe

“Em relação a todas essas imagens negativas que foram feitas sobre a população negra, só outras imagens positivas ou que vão discutir as imagens anteriores pra gente conseguir, vamos dizer assim, curar essa chaga, essa ferida”.

A fala acima, da artista visual brasileira Rosana Paulino, resume bem a importância de garantir diferentes referências, problematizar a maneira como a história é contada e trazer cada vez mais vozes e pensamentos diversos para realizarmos uma educação que combata efetivamente o racismo estrutural presente na sociedade brasileira

Rosana Paulino é uma das referências que participa da Coleção Antirracista websérie de oito capítulos que discute a questão racial brasileira com depoimentos de intelectuais negros e negras.

Dirigida pela documentarista e pesquisadora Val Gomes, a produção tem como objetivo de ressignificar a forma como a cultura africana e negra tem sido contada e vista historicamente no Brasil, a partir de uma perspectiva antirracista e decolonial. A Coleção contou com apoio do Instituto Unibanco e da Spcine.

Assista abaixo:

A psicóloga Cida Bento, a filósofa Sueli Carneiro, a escritora Cidinha da Silva, e a arquiteta e urbanista Joice Berth são algumas dessas personalidades que participam da produção. 

Cada episódio tem entre 11 e 14 minutos e foca em pontos fundamentais da discussão sobre equidade racial e racismo estrutural – como o mito da democracia racial, os legados da escravidão, a política de cotas, as favelas e a forma como as desigualdades raciais se manifestam no espaço urbano, branquitude e o protagonismo de mulheres negras

Voltada para o público adolescente, jovem e adulto, a Coleção Antirracista usa ainda animações gráficas, narração feminina e trilha sonora inspirada em sonoridades negras tradicionais. 

Disponível desde o começo de dezembro gratuitamente na rede, a série completa pode ser acessada no SpCinePlay, a primeira plataforma de streaming pública do Brasil; na Cultnetv – Cultura Negra, o primeiro canal da televisão brasileira 100% dedicado à cultura negra; e no Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão, do Instituto Unibanco.

Veja a experiência de jovens de uma escola de São Paulo na live Educação Antirracista promovida pelo Cenpec


Veja também