Cine Curtinhas: mergulhe no mundo mágico das animações

-

Cine Curtinhas: mergulhe no mundo mágico das animações

Mostra on-line de curta-metragens brasileiros traz o universo lúdico a crianças e adultos

Que tal fazer as malas da imaginação e chamar a criançada para uma viagem pelo cinema de animação? Com essa proposta, o site do Itaú Cultural apresenta a nova temporada do Cine Curtinhas, mostra on-line de produções nacionais dedicada ao público infantil. As animações que integram a programação deste ano exploram técnicas variadas, das mais tradicionais às mais modernas. Nesta edição, os filmes terão interpretação em Libras e legendas em português.

Dalivincasso. Reprodução
Dalivincasso. Reprodução

Os cinco curtas da mostra passeiam por temáticas variadas. Em Aventuras de Pety (Anahí Borges, SP, 2019, 14 min), Petrolina, uma menina inventiva, vive histórias divertidas com seres fantásticos do folclore brasileiro.

Dalivincasso (Marcelo Castro e Marlon Tenório, SP, 2013, 11 min) é um passeio colorido e tumultuado em um museu por meio do encontro entre três gênios da história da arte.

Em Eric Acorde (Telmo Carvalho, CE, 2016, 8 min), acompanhamos as peripécias de um menino sonhador e sua caixinha de música na luta contra um vilão corneteiro. Já em Gabi (Claudio Furton, SP, 2018, 5 min), após uma queda de energia, a personagem-título descobre um mundo para além do virtual. A temática das escolhas e de como elas se refletem em nossa vida está presente na narrativa surrealista Hornzz (Lena Franzz, RJ, 2019, 5 min).

 Iemanjá Yemojá. Reprodução
Iemanjá Yemojá. Reprodução

Iemanjá Yemojá: a Criação das Ondas (Célia Harumi Seki, SP, 2015, 9 min) conta um mito iorubá em torno da célebre iabá, orixá feminina, que no Brasil é conhecida como a mãe dos peixes e das águas salgadas.

Por fim, Macacada [Thomas Larson (Thomate), SP, 2016, 4 min] é o clipe de uma canção do grupo Angudadá, em que um menino solitário conhece amigos macacos e descobre novas formas de brincar e perceber o mundo.

A mostra está disponível gratuitamente no site do Itaú Cultural até 20/10. Não perca!


Veja também