CENPEC comemora 32 anos com festa e novo portal

-

CENPEC comemora 32 anos com festa e novo portal

Com acervo reunido ao longo da história da organização, cursos, conteúdo pedagógico e notícias, novo Portal foi apresentado em evento para 140 convidados, em São Paulo.

Por João Marinho

Cerca de 3h de duração, com direito a degustação no Espaço Museu do Vinho de São Paulo, mais de 140 convidados, muito orgulho e apresentação de um novo Portal de educação.

Nesta quarta-feira, 15 de maio, o CENPEC faz 32 anos de vida – e a comemoração aconteceu ontem, dia 13, quando a organização fez um resgate de sua história para o público presente e apresentou o novo Portal que você, leitor, acessa agora.

Raízes históricas, asas para o futuro

Anna Helena Altenfelder contou a história de defesa da educação e produção de conhecimento dos 32 anos do CENPEC. Foto: Marco Antonio Vieira.
Anna Helena Altenfelder falou sobre a história de defesa da educação pública e produção de conhecimento dos 32 anos do CENPEC. Foto: Marco Antonio Vieira.

A abertura coube à presidente do Conselho de Administração, Anna Helena Altenfelder, que contou a história desde a fundação, em 1987, e destacou alguns dos principais projetos do CENPEC que impactaram a educação brasileira. Um dos destaques foi o Raízes e Asas, um dos principais projetos já realizados pela organização.

“O Raízes e Asas traduz muito a história do CENPEC. Ao longo desses 32 anos, nós criamos raízes na educação do Brasil, como referência de uma organização que produz conhecimento, que desenvolve projetos, que dialoga com diferentes setores e trabalha em parceria. Essas marcas, aliadas a valores como transparência, ética e, principalmente, defesa da educação pública, firmaram raízes ao longo da nossa história”, diz Anna Helena.

“No entanto, o CENPEC também tem asas. Sempre buscamos a inovação, a vanguarda, o aperfeiçoamento. Sempre houve essa inquietação por se superar. O novo Portal traz isso, porque é uma forma de compartilhar toda nossa produção de conhecimento e, com isso, contar nossa história: preservar nossas raízes e alçar voo para um novo momento, para a era digital”, complementa a presidente do Conselho.

O CENPEC tem muito brilho e muito para contribuir com o conhecimento em educação, território e para a realidade brasileira.”

Angela Dannemann, do Itaú Social

“Conheci o CENPEC em 1993 em Belo Horizonte, com o projeto Raízes e Asas. Portanto, minha relação com o CENPEC é inclusive anterior à da Fundação SM Brasil. Por isso, a parceria entre as duas organizações é leve: conhecemos em profundidade o trabalho um do outro”, diz Maria do Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM Brasil.

Segundo ela, “o CENPEC tem essa capacidade criativa de inovar, de criar programas de educação, de saber como fazer. É uma organização que respira inovação e compromisso”.

O Raízes e Asas conta com materiais disponíveis no novo Portal. Confira

Produção de conhecimento

A diretora-executiva, Mônica Gardelli Franco, destacou os valores éticos e posicionamentos públicos do CENPEC.
A diretora-executiva, Mônica Gardelli Franco, destacou os valores éticos e posicionamentos públicos do CENPEC.

Ao longo da cerimônia, Maria Amabile Mansutti, diretora de tecnologias educacionais, e Mônica Gardelli Franco, diretora-executiva, também fizeram apresentações.

Maria Amabile falou sobre as estratégias de disseminar formações e conteúdos para dar ganho de escala às tecnologias educacionais criadas pelos projetos e sobre o trabalho em redes, por meio da mobilização trazida pelos cinco prêmios atualmente coordenados pelo CENPEC.

Já Mônica Franco destacou os valores que têm guiado a organização nesses mais de 30 de anos, em especial a defesa por uma educação pública de qualidade e o combate às desigualdades sociais.

Anna Helena Altenfelder e a fundadora e hoje membro do Conselho de Administração, Maria Alice Setubal. Foto: Marco Antonio Vieira.
Anna Helena Altenfelder e a fundadora e hoje membro do Conselho de Administração, Maria Alice Setubal. Foto: Marco Antonio Vieira.

“Pensar que, em uma realidade como a do Brasil, há uma instituição que consegue ter 32 anos de atuação – e sempre na ponta, reconhecida e atualizada – é muita coisa. São poucas as organizações que conseguem isso. Estou feliz e duplamente orgulhosa: porque o CENPEC é uma organização que conseguiu se fazer legitimada e sustentável e por eu ter conseguido fazer a passagem: o CENPEC não depende de seus criadores e segue crescendo e se renovando”, diz Maria Alice Setubal, fundadora e atual membro do Conselho de Administração.

Que bom que o CENPEC está fazendo 32 anos. Que bom que não se congelou em um só projeto. Que bom que agora traz essa discussão das redes e tecnologia digital com um novo Portal.”

Maria do Pilar Lacerda, da Fundação SM Brasil

“O CENPEC é praticamente a semente de onde nasceu o Itaú Social”, conta Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social. “Somos parceiros desde quando o Itaú Social não era uma fundação, mas um programa dentro do banco. Então, começamos o trabalho com o Raízes e Asas, que foi mencionado aqui, e com o Prêmio Itaú-Unicef – e o Prêmio ainda existe, junto a outros projetos, como a Olimpíada de Língua Portuguesa“, destaca.

“O CENPEC e o Itaú Social vivem um casamento praticamente perfeito, em que aprendemos uns com os outros. São muitos os programas dos quais o CENPEC foi inspirador – e o Itaú Social foi também viabilizador, para as tecnologias educacionais serem levadas longe, em todo o Brasil”, diz Dannemann.

Gabriel Priolli, diretor da Diretoria de Difusão e Mídias, apresenta o novo Portal para um público de 140 pessoas.
Gabriel Priolli, diretor da Diretoria de Difusão e Mídias, apresenta o novo Portal para um público de 140 pessoas.
Foto: Marco Antonio Vieira.

Na cerimônia de ontem, Romualdo Portela de Oliveira, doutor e pesquisador em Educação, foi apresentado como futuro diretor da área de pesquisa e avaliação, e Gabriel Priolli, diretor da Diretoria de Difusão e Mídias, inaugurou o novo Portal e destacou suas principais novidades.

O Portal CENPEC será continuamente alimentado com conteúdo recente e atualizado, tanto pedagógico quanto noticioso, e com materiais produzidos ao longo da história da organização. A proposta é divulgar o conhecimento incorporado pelo CENPEC e contribuir para a melhoria da educação pública nacional.

Confira aqui as principais novidades trazidas pelo Portal 3.2

Veja o álbum completo do lançamento