Anna Helena Altenfelder comenta os desafios da alfabetização no Brasil

-

Anna Helena Altenfelder comenta os desafios da alfabetização no Brasil

Educadora analisa propostas do MEC e defende a importância da formação continuada de professores

Em entrevista à coluna on-line Futura & Educação, do Canal Futura, a presidente do Conselho de Administração do CENPEC, Anna Helena Altenfelder, comentou os desafios da alfabetização no Brasil.

A educadora analisou as propostas do governo Jair Bolsonaro para a educação, pontuando a polêmica entre os métodos global e fônico no Ministério da Educação (MEC): “Os aspectos fonológicos são importantes, sim, mas também é fundamental saber e compreender para que a escrita serve e qual o papel da escrita na nossa sociedade”.

Para a pedagoga, o método fônico, amplamente defendido pelo secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Francisco Nadalim, pode comprometer a  Lei de Diretrizes e Bases (LDB): “O mais importante é compreender que a alfabetização é um fenômeno muito complexo e que é preciso levar em consideração o contexto social que a criança está, seu nível de letramento e até mesmo o nível de alfabetização da família”.

Anna Helena destacou ainda a importância da formação dos professores para os bons resultados na alfabetização: “Tanto a inicial quanto a continuada são fundamentais, e, no contexto de precarização da formação inicial dos professores, a formação continuada adquire uma importância ainda maior”.

Leia a entrevista na íntegra

Educar é não deixar nenhum para trás

O CENPEC apoia o movimento #Nem1PraTras, que já conta com aproximadamente 90 entidades, empresas e instituições. No Dia Mundial da Educação (28/04), a mobilização  terá 24 horas de atividades pelo fortalecimento e melhoria da qualidade da educação.

Mais informações e material pedagógico estão no site http://www.diadaeducacao.org/.

Saiba mais

► Todo dia é dia da educação
► Alexandre Isaac, do CENPEC, comenta a importância das parcerias na educação
#Nem1PraTras pensa próximos passos da campanha


Foto: Reprodução/Grupo Mathema.