A educação não espera

-

A educação não espera

Em artigo publicado no blog do portal Estadão, Mônica Gardelli Franco comenta sobre os 5 anos do PNE (Plano Nacional de Educação).

Em artigo publicado no portal Estadão, a diretora-executiva do CENPEC Educação, Mônica Gardelli Franco reflete sobre os cincos anos das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Publicado na quinta-feira 27, o artigo integra os textos do blog Educação e Etc, articulado pela organização Todos pela Educação.

Está na hora de recolocar o que é essencial para o Brasil acima e antes de tudo. Nossas crianças, adolescentes e jovens já não podem esperar!”

Mônica Gardelli Franco

Gardelli reforça que alcançar resultados reais e duradouros na educação depende de um conjunto de ações e investimentos articulados e integrados, como o PNE. “Não há uma solução única capaz de superar de forma imediata todos os desafios da educação” afirma. Para a diretora-executiva do CENPEC Educação, todos os setores da sociedade são impactados pela educação, ou pela falta dela.

Além de fazer um balanço dos pequenos avanços do PNE – como a implementação parcial da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Gardelli ressalta em seu artigo que diversas metas do Plano estão sob sério risco de não serem alcançadas, caso a atual estagnação de crescimento dos indicadores educacionais permaneça.

O PNE 2014-2024 estabeleceu 20 metas e 254 estratégias para garantir Educação de qualidade para todos; passados cinco anos, não estamos nem perto de ter percorrido a metade do caminho”

Mônica Gardelli Franco

A especialista ainda comenta que apesar da estagnação do PNE também ser reflexo da crise econômica que atingiu o país e o mundo, sem fortes investimentos em educação não será possível sair dessa situação.

Para Gardelli, a situação atual do Brasil demanda que o País enfrente os problemas estruturais da educação e foque em garantir recursos para estruturar o cumprimento dos demais objetivos do Plano Nacional de Educação.

Leia o artigo na íntegra

Confira a reportagem especial do CENPEC Educação sobre
os 5 anos do Plano Nacional de Educação